Essa simples garrafa jogada na Ilha de Santana é um muito danosa ao meio ambiente. Mas infelizmente são poucas as pessoas que se doam em benefícios da natureza, do meio ambiente, do lugar onde vivem. Geralmente não damos atenção às transformações que acontecem bem diante de nossos olhos, só passamos a vê-las quando essas transformações nos afetam ou nos causam dano. É preciso mudar nosso modo de pensar e agir para que assim possamos também ter uma maior conscientização do que está ao nosso redor. Uma conscientização do que estamos fazendo com nossa casa, nossos parentes, nosso bairro, nossa cidade, enfim, nosso planeta.
Todos nós desejamos viver num mundo melhor, mais tranqüilo, solidário e sustentável. O problema é que sempre esperam que esse mundo melhor comece no outro. É comum ouvirmos pessoas falando sobre os problemas ambientais, mas não tomam nenhuma atitude em relação aos mesmos, nem se organizam para buscarem soluções, achando mais fácil reclamar que ninguém faz nada, ou que a culpa é dos governantes ou das empresas, esquecendo de fazer a sua parte.
O que se vê é que a população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenários urbanos, perdendo desta maneira a relação natural que tinham com a terra e suas culturas. Os cenários urbanos passaram a ser comuns na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza não tem mais ligação com a atual sociedade moderna.
Hoje também, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a desertificação, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição da nossa fauna e flora, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.
Diante desta problemática, torna-se clara a necessidade de mudança do comportamento do homem em relação à natureza, fazendo com que o mesmo busque se conscientizar da importância e da gravidade dos problemas ambientais que o cercam.
Para observarmos o meio ambiente com um olhar de respeito e amor, e para que possamos criar um vínculo entre nós mesmos e a natureza, precisamos perceber o quanto as nossas plantas e animais, são úteis e importantes para a nossa humanidade e conseqüentemente à biosfera
O importante é que tenhamos o desejo de sermos melhores todos os dias, possibilitando desenvolver um juízo crítico em relação aos problemas ambientais e que sejamos capazes de adotar atitudes e comportamentos baseados em valores construtivos, de acordo com um modelo de pessoa apoiado em uma ideia profundamente humanista. Diante disso, torna-se necessário, uma mudança de mentalidade, buscando fazer com que as pessoas, principalmente as crianças, se conscientizem da importância e da gravidade dos problemas ambientais que os cercam.
Por Anselmo Santana