Fabio Ferreira
Gestor de TI – Casa Durval Paiva
A socialização é a primeira coisa que as crianças perdem ao ficarem doentes. O passeio terapia, atividade quinzenal desenvolvida pela classe domiciliar da Casa Durval Paiva para crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas, busca promover o acesso à cultura e ao lazer, numa articulação e interação com a sua realidade de vida e temas propostos em sala de aula, despertando um novo conhecimento de mundo e um momento fora do tratamento. Um desses eventos foi a visita feita a uma escola de Robótica Educacional que possibilitou a vivência desses sujeitos em experiências individuais e coletivas longe da rotina médica, favorecendo aspectos como colaboração, coordenação motora, ciências e socialização.
A partir dessa experiência lúdica, trabalhamos temas em sala de aula (Classe domiciliar e hospitalar). A Robótica Educacional, nesse sentido, revela-se uma metodologia de ensino que tem como objetivo fomentar na criança e adolescente a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo curricular. Vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. Proporciona um aprendizado prático que desenvolve na criança a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promovendo o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.
Brincar e se divertir é o que as crianças fazem nas aulas de robótica. Essa metodologia de ensino cria um ambiente de grande aprendizado com apoio de materiais que englobam peças e mecanismos com diferentes funções, auxiliando processos de montagem como: motores, caixas de pilhas, circuitos, cabo extensor, dentre outros. A criança é desafiada a observar, abstrair, raciocinar, explorando a capacidade de pensar e achar soluções em grupo.
Muito além do raciocínio lógico, da criatividade e do trabalho em equipe, o ensino da Robótica para crianças e adolescentes com câncer pode ter reflexos em outras disciplinas e até mesmo na autoestima desses sujeitos. Como atividade, ela combina múltiplas disciplinas relacionadas a STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), exercita a autoconfiança dos alunos e tem reflexos em outras áreas da sua vida escolar, familiar e social.
A robótica educacional ajuda no desenvolvimento cognitivo das crianças por meio de situações e desafios do dia a dia desde a apuração de ideias até a lista de peças, planejando, organizando, montando e corrigindo o funcionamento.
Atualmente, é impossível desassociar o aprendizado da tecnologia. Por isso, além de usar o computador como ferramenta de ensino, se faz necessário investir em metodologias que exploram ainda mais as suas funcionalidades, como no caso da robótica educacional.