Aparência é um dos atributos para construir uma imagem pessoal no ambiente profissional
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O marketing pessoal surgiu com o intuito de reforçar as qualidades de uma pessoa e as principais potencialidades do indivíduo. A construção de uma imagem depende de muitos fatores e não é construída da noite para o dia. Ela compõe alguns aspectos importantes, como comunicação, aparência e comportamento. Uma vez lapidada, a imagem pessoal tem a capacidade de abrir portas no ambiente profissional.
O intuito deste segmento é melhorar a imagem, desenvolvendo importantes habilidades de percepção, convívio social e profissional, liderança e carisma. Neste contexto, se insere o mundo da moda. As influências sociais e culturais impactam na forma com a qual as pessoas se vestem, até mesmo no ambiente de trabalho. Algumas carreiras mais tradicionais preservam uma certa etiqueta formal, enquanto outros setores já liberam os funcionários para se vestir de forma mais casual e confortável. Até mesmo instituições financeiras já adotaram um look mais despojado, mesmo que em dias específicos da semana.
Vista por muito tempo como algo fútil, as roupas carregam consigo um grande significado na forma de se comunicar com os outros. Portanto, para desenvolver a sua imagem pessoal, é primordial observar esse aspecto. O principal é encontrar um ponto de equilíbrio entre as formalidades do atual trabalho e o seu estilo próprio.
Marketing pessoal não se trata de desenvolver uma personagem com a qual você não tem familiaridade. É necessário ressaltar e reforçar os pontos positivos da sua personalidade, mas sem enganar ou mentir para quem está a sua volta. É a arte de saber expressar o que você pensa e como você pode contribuir para algum projeto, empresa ou com um indivíduo em particular. No caso da aparência, o essencial é incluir elementos do seu próprio estilo e expressão pessoal.
Pode não ser tão fácil descobrir quais são as melhores roupas ou acessórios de acordo com cada estilo. É para isso que existem os profissionais de estilo, também chamados de personal stylist. Eles são parte importante de um marketing pessoal, já que ajudam o indivíduo a entender quais são suas principais características e como demonstrá-las por meio da moda. Esse profissional, mais do que a formação em curso de marketing, também tem experiência em orientar e apoiar os clientes desde o momento da compra até o planejamento do guarda-roupa e a orientação quanto a etiqueta social no trabalho.