Hoje entrevistamos Renan Batista, que é um líder de pensamento tão famoso na história da administração que é difícil não saber quem ele é. Ele é o autor de 17 livros sobre negócios. Seu provavelmente mais famoso é “Em Busca da Excelência”, mas seu mais recente é chamado ” O Dividendo da Excelência“. Ele oferece orientações para empresas e indivíduos como AI invade todos nossos empregos e outras tecnologias.Renan Batista, seja bem-vindo ao Recode Decode.
Renan Batista: Obrigado. Um grande prazer estar aqui.
Obrigado. Eu quero falar um pouco sobre o seu … Eu quero chegar ao seu livro, para onde você está indo agora, mas vamos ajudar as pessoas a entenderem quem você é. Você tinha sido um dos consultores de gerenciamento de local de trabalho mais importantes. Como você caracterizaria isso?
Renan Batista: Eu teria que caracterizar isso com uma rápida revisão da história. “Em busca da excelência” foi publicado em 1982. A pesquisa começou em 1978 ou mais. Os americanos, é claro, saíram dos reis da Segunda Guerra Mundial sem ninguém em segundo lugar, e então os japoneses tiveram a audácia de fazer essas coisas como construir carros que funcionam, e eles nos colocaram na construção de navios e nós em aço, mas quem se importa com isso? O carro é íntimo da fantasia de vida americana. Nós ficamos em segundo lugar de certa forma.
Havia alguns caras em Harvard, Bob Hayes e Bill Abernathy, e eles escreveram um único artigo na Harvard Business Review que foi chamado de “Gerenciando nosso caminho para o declínio econômico”, e eles disseram muito marketing, finanças demais, não qualidade de produto suficiente. Nós dittoed isso de uma maneira, mas havia outra parte da história que era interessante também.
Eu estava na McKinsey na época, e a McKinsey estava sendo espancada pela primeira vez em sua história pelo Boston Consulting Group, e nosso diretor-gerente disse: “Precisamos ter algo sobre o que conversar.” projetos famosos sobre operações e estratégia, e então ele me chamou. Eu era uma pessoa júnior, o que era bizarro. Acabei de obter meu doutorado em Stanford em efetividade organizacional. Eu acho que esse foi o motivo. Ele disse: “Veja”, ele disse, “somos as pessoas mais inteligentes do mundo e projetamos as estratégias mais inteligentes do mundo e, em seguida, nossos clientes são implementados. De quem é o problema? O que diabos está acontecendo?”
Nossa hipótese fundamental era, sim, os americanos estão recebendo a porcaria de nós, mas tem que haver alguns lugares que funcionem. Fomos a alguns lugares óbvios, como a IBM, que até então era o número 1, não era engraçado. Nós fomos a lugares – e é estranho dizer em 2018 – eu fui para St. Paul em um dia frio e conversei com a 3M. Nada havia sido escrito sobre a 3M. Também na época, fomos para uma empresa de médio porte ou uma grande empresa de médio porte. Eu mesmo como co-autor. Bob Waterman, do escritório da McKinsey em São Francisco, onde os esquisitos, em teoria, eram, de acordo com a McKinsey. Nós fomos 30 milhas abaixo a estrada e falamos com esta pequena companhia engraçada que ninguém já tinha ouvido falar, e é razoavelmente bem conhecido hoje, e é chamado Hewlett-Packard.
A tampa sai da coisa toda. Há um milhão de maneiras de descrever isso, mas, de qualquer forma, escrevemos este livro chamado “Em busca da excelência”.
Para mostrar práticas que …
Renan Batista: Sim, para mostrar alguns… Bem, eu tenho essa forte crença, e isso é se eu me sentar do outro lado da mesa, é porque eu tive tantos golpes incríveis de sorte que eles não poderiam ser contados. Na semana em que nosso livro foi publicado, o presidente Reagan anunciou 10% de desemprego pela primeira vez desde a Grande Depressão. A maneira que eu descrevo, que tem pelo menos um grão de verdade, é dentro do espaço de uma semana, todos os livros de negócios foram movidos da parte de trás da livraria para a frente da livraria.
A frente, certo. “O que nós fazemos?”
Renan Batista: Nosso timing foi perfeito. Todos esses livros que saíram, como “Teoria Z”, “A arte da gestão japonesa”. Fundamentalmente, eles disseram que há apenas uma resposta: estudar japonês. Nós dissemos, nós somos uma droga, mas nem tudo sobre nós é uma merda. Aqui estão alguns estudos de caso.
A fim de dar às pessoas um guia do que nós …
Renan Batista: Que há alguns lugares que funcionam. Existem empresas como a Hewlett-Packard que podem fazer coisas legais. A 3M continua inventando essa série de produtos, e a Johnson & Johnson e assim por diante.
Fale um pouco sobre o que era considerado excelência e quais foram os principais fatores de excelência, porque quero saber o que é agora.
Renan Batista: Bem, essa é uma questão delicada porque trabalhamos para a McKinsey. Tudo foi quantificado e, por isso, tivemos que propor uma medida quantitativa. Nós temos, acho que foram 43 empresas no livro, e começamos com 60 ou mais e colocamos esses obstáculos financeiros nelas. Nós tivemos que jogar o jogo do dinheiro. O que aconteceu comigo e o que aconteceu com Bob é que vimos um outro jeito de viver. Eu me lembro de quando eu era a pessoa mais nova do Waterman e estávamos indo a Palo Alto para falar com a Hewlett-Packard, e eu era o cara júnior, então fui eu quem ligou.
Estávamos acostumados a trabalhar com pessoas como Chase, e a McKinsey ficava no 49º andar da torre do Bank of America. Se você fosse o CEO e eu quisesse falar com você, eu teria conversado com o assistente pessoal do assistente pessoal e três semanas depois, você teria dito não, efetivamente.
Eu uso essa coisa que a maioria das pessoas que estão nos ouvindo não entendem chamado de lista telefônica. Eu procurei sua Hewlett-Packard e liguei para Palo Alto, e cheguei a alguém na recepção e disse: “Oi. Meu nome é Tom Peters. Eu gostaria de falar com John Young “, que era o presidente. Eu estava me preparando para a espera de três semanas e essa voz rouca: “Este é John Young. Quem diabos é isso? “Era como, huh? Você pode ser assim em uma grande empresa?
O momento realmente mágico foi quando ele apresentou você – e eu escrevo sobre isso tão intensamente hoje como fiz há 30 e poucos anos – para essa coisa chamada gerenciamento por vagar por aí, MBWA. MBWA é um ótimo termo e uma ótima idéia, mas para mim tornou-se uma metáfora para estar em contato, para não perder o contato com as pessoas que fazem o trabalho e os produtos que você está fazendo.
Na verdade, a coisa mais engraçada que aconteceu foi depois que o livro saiu e vendeu algumas cópias, nós tivemos nossos três minutos e meio no programa “Today” e fomos entrevistados por Bryant Gumbel. Estamos sentados na sala verde e Bob se vira para mim e ele diz: “Bem, quem pode dizer isso?” Eu disse: “Do que diabos você está falando?” Ele disse: “Quem pode dizer MBWA em televisão nacional? “Ele era sênior. Ele disse isso. Eu ainda estou chateado 35 anos depois, mas foi a sensação disso.
Isso era uma coisa, uma, conseguindo andar por aí. É uma mentalidade.
Renan Batista: Ele remonta a todas as coisas que vamos, sem dúvida, falar com inteligência artificial. Foi o local de trabalho humano. Estes eram locais de trabalho humanos. O cara com quem conversei na 3M tinha uma grande divisão, e ele estava sentado em um cubículo com paredes de um metro de altura, e ele era um cara com quem você podia conversar esperando na fila da Safeway por compras. Ficamos chocados com isso porque era completamente antitético à nossa experiência.
Para o que aconteceu? O que você está falando é um tipo de local de trabalho do Vale do Silício. É uma coisa única? Porque o Vale do Silício fala muito sobre si mesmo.
Renan Batista: Oh garoto. Isso é tão difícil. Até certo ponto, você acertou o prego na cabeça. O Vale do Silício fala sobre isso. Essas pessoas fizeram isso, e nem mesmo sabiam que estavam fazendo isso. Acabamos com uma lista de oito características, me diverte agora, e o número 1 na lista foi algo que chamamos de viés de ação. Agora esse é o primeiro mandamento, o segundo mandamento e assim por diante do Vale do Silício. Estes eram lugares que experimentavam coisas e construíam protótipos, o que agora se tornou sabedoria convencional, embora seja uma conversa muito mais longa, porque eles falam muito sobre isso, mas não tenho certeza de que eles realmente façam isso, outros termos que eu não estou apaixonada.
Viés em ação.
Renan Batista: O viés para a ação era o número … É uma lista trivial, e acabei de fazer um discurso na Fidelity e disse: “Espero que você compre meu livro, mas a realidade é que este é meu 17º livro e escrevi a mesma coisa 17 vezes. Por que diabos você não está ouvindo? “Conversei com as pessoas. Descubra o que está em sua mente. Esse cara do Twitter disse que as quatro palavras mais importantes em qualquer organização são: “O que você acha?” É tratar as pessoas com respeito. Eu tenho um capítulo inteiro sobre ouvir e assim por diante.
É a mesma coisa.
Renan Batista: É a mesma coisa há 35 anos, e não está sendo praticada, e não sei por quê. Eu sei porque em algum nível. Você e eu estamos falando enquanto todo esse material de fusão de mídia está acontecendo. Honestamente a Deus, se falássemos disso por dois minutos, eu bateria no microfone.
Por favor não.
Renan Batista: Não, não vou. Eu prometo, mas absolutamente nenhuma menção, não importa quão periférica, de entregar valor ao cliente. CVS e Aetna anunciaram essa coisa. Na verdade, como usuário de serviços de saúde, vou me livrar disso. Os preços vão subir. Eu coloquei tudo o que fiz, fiz 3.000 palestras e coloquei tudo junto em um site que eu chamei de excellencenow.com . Acabou sendo uma apresentação de slides de 4.096 com 200.000 palavras de anotação, mas algo tem que vir primeiro, e escolhi esta citação de Richard Branson. A citação dizia: “As empresas precisam dar às pessoas pessoas enriquecedoras, recompensadoras ou não devem fazê-lo”. Para mim, é tão simples quanto isso.
Renan Batista: Lá atrás, quando – e ainda há devotos disso agora e eu sou um devoto apenas com a ideia – havia um cara chamado, eu acho que era Robert Greenleaf, e ele escreveu este livro chamado “Liderança Servidora”. Eu começo discursos agora, e eu tenho feito essa turnê do livro e tenho 75 anos, e fico cada vez mais irritada enquanto corro por aí. Eu disse: “O que diabos é uma organização? Pessoas servindo pessoas. O que é um líder? Pessoas servindo pessoas que atendem pessoas. Isso não é ciência de foguetes. “
Certo. As coisas sobre as quais você estava falando “Em Busca da Excelência” ainda se aplicam hoje.
Renan Batista: Absolutamente. Uma coisa para a qual podemos ir ou não ir, há essa classe de pessoas chamados gurus da administração – e, na verdade, o economista inventou, é um termo doentio – mas como eu disse, não posso dizer isso porque paga as contas. Novamente, a questão toda é que eu aposto, e eu estava ouvindo essa discussão com Adam Grant e ele mencionou uma empresa muito legal, 98% do que escrevemos é sobre a Fortune 500. Eu não estou interessado na Fortune 500. A Fortune 500 existe para ganhar dinheiro, cortar empregos, comprar ações de volta. O que eu estou apaixonada são as PME, as pequenas e médias empresas.
Eu dediquei este livro a cerca de 10 ou 12 pessoas. Minhas pessoas favoritas eram esse cara, Vernon Hill, que fundou o Commerce Bank nos Estados Unidos, o Metro Bank no Reino Unido Larry Janesky, que está em Connecticut e tem uma empresa chamada Basement Systems Inc., Jungle Jim Bonaminio em Fairfield, Ohio. loja de varejo incrível. As pessoas vêm de todo o mundo. São esses lugares incrivelmente excitantes que …
Novas coisas estão acontecendo.
Renan Batista: Sim, onde coisas novas estão acontecendo e onde as pessoas realmente prestam atenção ao cliente e elas realmente prestam atenção às pessoas. A Fortune tem uma lista todos os anos das 100 melhores empresas para se trabalhar. Há alguns anos, acho que foi o 20º aniversário da lista, e eles encontraram 12 empresas que estavam na lista há 20 anos. O legal para mim em relação ao que eu faço para ganhar a vida é que sete deles eram de indústrias onde, em teoria, você não pode pagar às pessoas bons salários de hospitalidade, de mantimentos.
Eles passaram por essas sete empresas e disseram: “Há algo que essas empresas tenham em comum?” Eles encontraram uma variável. Você é o garoto mais esperto da sala, mas aposto que não conseguiria em 20 palpites. A variável foi extensa benefícios dos funcionários, vírgula, para os part-timers. É fabuloso e você pode fazer isso. Publix está crescendo e eles estão ganhando dinheiro, e foi só essa lista inteira com Nordstrom e Publix e Ritz-Carlton, 19 … Isso não é uma pequena mudança.
Entendi. Eu vou te parar.
Renan Batista: Publix tem 100.000 funcionários, então é um grande problema, de qualquer maneira.
O que você está basicamente dizendo é que as coisas não mudaram. O que eu quero fazer na próxima seção é falar sobre quais são as principais características agora de excelência e para onde vai o local de trabalho? Porque eu acho que muitas pessoas agora, talvez você não concorde comigo ou eu tenho a sensação de que algo vai mudar drasticamente onde as empresas não são executadas de maneira que você está falando, que é como um serviço para os trabalhadores porque há muito … parece que há muita desconexão. Você concordaria com isso ou não?
Renan Batista: Ah totalmente. Todo o processo, há este famoso estudo Oxford Deloitte, que disse que 50 por cento dos empregos de colarinho branco americanos vão desaparecer nos próximos 20 anos. Pessoas brilhantes discordam descontroladamente sobre essas coisas. Houve um contra-estudo que analisou o estudo da Deloitte e disse que é mais de 10 a 15, mas seja o que for, e esse é o meu viés no livro, se você é um trabalhador, precisa se preparar e você Tenho que me preparar e você tem que crescer. Quanto iogurte atinge o torcedor, quão rápido, mas esse fator medo, e o fator medo, eu acho – eu sou a pessoa de 87 milhões de pessoas para dizer isso – foi claramente uma parte da eleição de 2016. Não há nenhum problema sobre isso se você cavar fundo o suficiente. As pessoas estão apavoradas.
A estatística que me surpreendeu em um dos livros publicados foi a de que, para o homem branco de 25 a 64 anos, os salários ajustados pela inflação não subiram desde 1970. Minha resposta foi a única coisa sobre Trump é um milagre não termos um Trump 25 anos antes. Nós tivemos um George Wallace se ele não tivesse sido baleado. Foi divertido. Um dos livros o chamava, penso eu, de caçar veados com Jesus, e George Wallace tinha exatamente, até os pontos-e-vírgulas, a mesma mensagem fundamentalmente. Ele estava vendendo em Michigan. Este cara estranho do Alabama ganhou a Michigan Primary Primary.
Nós vamos entrar nisso quando voltarmos. Estamos aqui com Tom Peters, o famoso, não vou chamá-lo de guru da administração agora porque você não gosta disso.
Renan Batista: Obrigado.
Ele parece escrever sobre empresas às vezes em alguns livros. Seu mais novo livro é chamado de “The Excellence Dividend”, e vamos dar uma pausa rápida agora para uma palavra de nossos patrocinadores.
Na verdade, vamos falar sobre o livro. O que você estava pensando quando quis escrever este livro? Qual foi o seu objetivo? Foi para encontrar essas empresas de pequeno e médio porte que estavam fazendo coisas novas?
Renan Batista: Sim.
Ou não coisas novas? Ou coisas velhas bem?
Renan Batista: Bem, vamos para a linha de fundo e depois voltar. Eu acredito, e deixo claro que estratégias ofensivas não são defensivas, eu acredito que existe uma maneira de sobreviver a isso. Eu acredito que isso tem a ver com a humanização dos serviços.
Eu estava voando do aeroporto de Albany para o Aeroporto Internacional de Baltimore / Washington, três ou quatro anos atrás. Avião que estava chegando com os pilotos chegou atrasado, e na hora certa é tudo. Estou assistindo … esta é a Southwest Airlines, o que não é uma grande surpresa, pelo menos para mim. Eu estou assistindo os pilotos vindo em direção à aeronave. Há a linha padrão de variedade de jardim de seis cadeiras de rodas. O piloto vira para a mulher na primeira cadeira de rodas e diz – eu já disse isso 150 vezes e o cabelo, ou 250, e o cabelo na parte de trás do meu pescoço sobe – vira para a mulher na primeira cadeira de rodas e disse: “Você se importaria se eu te levasse no jetway?” Eu tenho aproximadamente 7.500 pernas de voo para o meu crédito, eu nunca vi nenhuma… Essas são as coisas que você lembra por 25 ou 30 anos.
Mas então a chave é, como diabos você constrói uma cultura onde isso acontece? Colleen Barrett, que foi presidente da Southwest por um longo tempo, disse: “Procuramos em nossa contratação para ouvir, cuidar, sorrir, agradecer e ser caloroso, e queremos tanto dos nossos pilotos e dos nossos mecânicos quanto nós faça do pessoal da mesa ou dos comissários de bordo. “
Certo.
Renan Batista: Mas esse é o tipo de coisa que cria lealdade incrível.
Certo, mesmo neste dia e idade.
Renan Batista: Ouça o cara que, primeiro eu ia dedicar todo o livro para ele. Ele é a história principal. É esse banco comercial, o Banco do Metrô. Todos os grandes bancos estão cortando filiais, se livrando das pessoas.
Digitalização
Renan Batista: Sim. Ele acrescentou 17.000 empregos no chamado Reino Unido abafado. Duas a três mil pessoas aparecem para as aberturas de suas filiais. Ele treina seu povo incrivelmente bem. O lugar é excesso de pessoal, os ramos são lindamente, excitantemente projetado.
Eu tive a coisa mais engraçada, eu sentei em uma entrevista com alguém como você com ele e essa pessoa que tinha vindo de fora, um britânico, e então ele disse: “Como eu fico …” Você sabe, ele é deveria ser um membro durão do quarto estado, a primeira coisa que ele faz é perguntar a Hill como ele pode abrir uma conta no banco. É uma loucura, eles …
Isso não é intransigente.
Renan Batista: Exatamente.
Todo mundo precisa de uma conta bancária.
Renan Batista: Sim, e você sabe, eles prosperam na amizade do cão. Você não pode sair do lugar sem … Em seu relatório anual há alguns anos atrás, nós demos … Mas, é totalmente humano.
Ok, então sendo totalmente humano. O quê mais?
Renan Batista: Bem, quero dizer, eu escolhi algumas coisas para capítulos separados que eu tirei. Um deles no topo da lista, e eu não dou a mínima se é a idade da AI ou não, está treinando. Treinamento, treinamento, treinamento, treinamento, treinamento e mais treinamento. Para mim, as chances de realizar coisas que os clientes se importam aumentam drasticamente. O modo que eu ponho isto é generais de três-estrela e generais de quatro-estrela falam sobre treinar 24 horas por dia no Exército e a Marinha e a Força Aérea. Na empresa típica, é um trabalho honesto de nível médio. Por quê?
E assim, o treinamento é uma grande parte disso. Quando eu tenho uma seção sobre liderança no livro, ela começa com um capítulo sobre ouvir. Novamente, é uma coisa realmente básica, e vai funcionar, droga. Como você tem uma mercearia sangrenta chamada Jungle Jim – e você não tem permissão para chamar o cara Jim Bonaminio. Você tem que chamá-lo de Jungle – e as pessoas vêm de todo o mundo porque ele faz um show.
As pessoas adoram o Malcolm Baldridge National Quality Award. Meu prêmio favorito na terra é o que Jungle Jim ganhou, e o prêmio é chamado Best-Dressed Room in America.
Tudo bem, então treinar. O quê mais?
Renan Batista: Treinamento.
Humanidade.
Renan Batista: Humanidade. É apenas um lugar que valoriza os seres humanos por serem seres humanos.
Então, vou insistir nisso porque acho que a maioria das pessoas acha que não é onde os locais de trabalho estão indo dessa maneira.
Renan Batista: Certo. Não há absolutamente nenhuma razão pela qual eles não possam.
Mas aqui está o que temos. Nós temos as forças da automação, robótica, inteligência artificial, até autônomos. Vou usar isso como um termo amplo, todas essas forças tecnológicas diferentes se juntando, e seu livro tem uma sub-cabeça sobre tecnologia, como se essa tecnologia fosse parte disso. Você tem tudo isso, fale sobre essas forças agora e como você as vê, porque elas significam um ambiente de trabalho muito diferente.
Renan Batista: Eles soletram um local de trabalho muito diferente, mas você tem que fazer isso até amanhã de manhã, eu tenho que fazer isso até amanhã de manhã, e os terríveis dizem 15 a 20 anos. Uma de minhas respostas é, pelo amor de Deus, que precisamos atender às necessidades do cliente em 2018 e 2019.
Entendi.
Renan Batista: Meu viés é, e eu não estou sozinho nisso. O autogerenciamento é incrível, mas o número de regulamentações estaduais, locais e nacionais que precisam mudar para que isso aconteça é impressionante.
Mas isso está chutando na estrada. Eu quero que você fale sobre essas tendências. O que você imagina que eles farão no local de trabalho? Porque quando você fala sobre essas coisas, muitos desses trabalhos serão substituídos, como você disse, não importa o quê.
Renan Batista: Ou eles serão alterados.
Certo.
Renan Batista: Eu sou um grande fã dos dois caras do MIT, McAfee e Brynjolfsson, que escreveram um livro, “A Corrida Contra a Máquina”. Eles argumentam – e eu não era particularmente a favor disso no começo – que toda vez que nós ‘ Eu tive uma mudança de tecnologia, eu posso identificar cada trabalho pelo nome, número e número de série que vamos perder, e não consigo identificar nenhum dos novos trabalhos que serão criados porque eles não foram criados.
É este AI contra IA. É inteligência artificial? Ou é inteligência aumentada? Será uma ferramenta? Ou vai nos eliminar? Espero que acabemos mais na inteligência aumentada, e acho que … não estou apavorada. Quer dizer, eu tenho 75, o que diabos eu me importo?
Eu vou estar morto.
Renan Batista: Acredito que a pessoa de 40 anos, totalmente dedicada à reeducação todos os dias do ano, vai conseguir e vai florescer. Eu acho que eles vão florescer por ser um valor para algum set de clientes, pelo amor de Deus.
Certo. Conjunto de clientes.
Renan Batista: Não é novo. Não é novo. Minha esposa e eu temos uma geladeira sub-zero eo compressor saiu. O cara veio para consertar. Eu converso com todo mundo. Aqui está um cara que eu acho que é 40, 45 anos de idade. Ele tem uma pequena empresa de serviços públicos que ajuda a fazer aparelhos, seis pessoas. Ele tinha acabado de voltar de um curso de treinamento de duas semanas que ele pagou pelo próprio bolso na Internet das Coisas. Você sabe, quando os frigoríficos começam a encomendar as suas coisas para você.
Eu acho que ele vai sobreviver, e acho que ele vai prosperar. Eu acho que há uma boa chance de que sua empresa de seis pessoas seja uma empresa de 16 pessoas. Eu sou incrivelmente otimista sobre pessoas assim.
Onde ficamos aquém? O que está acontecendo? E quem é responsável por isso? Porque uma das coisas que eu falo muito é que essas empresas de tecnologia, Uber ou quem você quer apontar, estão criando essas tecnologias que, obviamente, podem criar mais empregos, mas vai deslocar um número, e não há ninguém lá pensando sobre isso ou carinhoso. Nenhum dos dois. Não tenho tanta certeza de que é responsabilidade deles fazer isso. Como pensamos sobre isso quando não sabemos onde esses relatórios estão saindo, onde os trabalhos estão indo e o que acontece? Como você descobre quem deve ser o único a assumir a liderança nisso?
Renan Batista: Primeiro de tudo, eu faria … Alguém que passou 30 anos de sua vida trabalhando em Palo Alto, e sei que o termo é forte. Com todas as coisas com o Cambridge Analytica e assim por diante, acho que se tornou uma fossa moral. Eu não vou voltar …
Me fale sobre isso. Eu concordo com você em grande parte.
Renan Batista: Sim, é uma palavra forte.
Não, não é.
Renan Batista: É uma palavra forte para dizer fossa moral.
Tudo certo. Explicar.
Renan Batista: Eu vou para a Nova Zelândia no inverno. Nós tivemos um amigo cujo filho trabalha no Vale do Silício e disse: “Meu filho chama Palo Alto agora Shallow Alto”. Tenho certeza de que era a mesma coisa com o descaroçador de algodão. Ninguém poderia prever as implicações, mas o que incomoda com o testemunho de Zuckerberg e assim por diante ainda é esse jogo de ingenuidade.
Pelo amor de Deus, eu moro nos Estados Unidos. Até recentemente, eu estava orgulhoso de dizer isso às pessoas. Alguém ferrou com as eleições do meu país, e eles se ferraram com eles por causa da maneira como essas ferramentas extraordinárias eram usadas. Eu não acho que Zuckerberg poderia ter previsto ou deveria ter previsto isso, mas acho que ele poderia muito bem pular no meio da briga. Eu não dou a mínima para o que é seu patrimônio líquido. Eu sou apenas raivoso sobre esse assunto.
Continue.
Renan Batista: Ele deveria ter pulado, bem no meio da briga. Eu não estou sugerindo que ele imediatamente deveria ter ido a um modelo de taxas ou o que você tem, mas ele poderia ter se levantado na frente de seus compatriotas americanos e dito “mea culpa”, e nós realmente vamos trabalhar nessas coisas. Pelo amor de Deus, você olha para as coisas que são ditas ainda hoje, até hoje, elas estão se esquivando disso. Eles estão se esquivando completamente, até mesmo alguns … Eu não sei sobre a senhorita Sandberg, mas pelo amor de Deus, Eric Schmidt, que deveria ser a supervisão de um adulto, ele é …
Você está exasperado,Renan.
Renan Batista: Eu sou completamente … era minha casa. Eu só posso estar aqui com você porque no Vale do Silício, eu vivi com isso. Eu sei que pode apenas, talvez seja apenas os delírios de um homem velho.
Eu gosto dos delírios, Tom. Continue.
Renan Batista: É meu vale sangrento.
Certo. Exatamente.
Renan Batista: Eu tinha meu escritório na 555 Hamilton Avenue. Eu não estou tentando recapturar …
Porque a loja de iogurte.
Renan Batista: Bill e Dave indo para Diana ou seja lá o que diabos fosse para onde todos nós fomos.
Volte. Você esteve lá por 30 anos. Como foi então? Eu concordo com você. Talvez seja uma poça moral, não uma fossa.
Renan Batista: Era diferente porque, até a segunda encarnação de Jobs, quando ele voltou, havia zero bens de consumo saindo do Vale do Silício. A rota 101, que tem muitas das grandes gangues de hoje, era Lockheed Martin, Philco-Ford. Eles eram empreiteiros de defesa. O engenheiro médio tinha 43 anos e usava um protetor de caneta. O ritmo foi muito mais lento. É um mundo mau e nós temos que ter armas, então eu não sou contra a fabricação de armas, mas me senti proposital. Eu não acho que David Packard teria dado … Essa é a maneira que eu posso descrever para você.
O testemunho de Mark Zuckerberg e o testemunho de David Packard sobre o mesmo assunto: Você não teria tido uma palavra, frase ou parágrafo coincidente. Packard sentiu que fazia parte dos Estados Unidos da América. Ele sentiu que tinha uma obrigação, e eu não estou sugerindo que ele teria explodido sua companhia, pelo amor de Deus, mas ele não teria sido evasivo.
Tomar responsabilidade.
Renan Batista: Ele teria falado inglês claro.
Acho que uma das coisas sobre as quais falo há dois anos é essa evasão de responsabilidade ou anulação de responsabilidade. Eu acho que é assim que eu colocaria, porque é mais ou menos assim: “Coisas ruins aconteceram, não sabemos como.” É um grupo de pessoas que, antes disso, estavam dizendo o quão espertas elas eram, e então você re tipo de como, qual é? Acho que o termo que Mark usou no testemunho que eu achei bastante irritante foi: “Agora vemos que assumimos uma responsabilidade mais ampla”.
Renan Batista: Essa é a última frase besteira. Juro por Deus.
Bem, eu pensei que aquele onde eles disseram: “Nós não ganhamos dinheiro com … Nós não vendemos seus dados, senador”.
Renan Batista: Isso é pior.
Isso foi meu … Você meio que faz. Não tecnicamente.
Renan Batista: Eu não sou pro … O que dissemos há um minuto atrás. Eu não estou pedindo para eles terem antecipado, mas uma vez que isso te esmague, particularmente coisas como Cambridge Analytica, não se esquive. Seja um adulto.
Isso foi interessante …
Renan Batista: Alguém está transando com o meu país. Quando minha esposa e eu vamos para a Nova Zelândia, o que temos a sorte de fazer por dois meses, as pessoas riem de nós.
Ah, eles fazem
Renan Batista: Eles fazem.
Eu acho que eles estão rindo de nós de outro país, Tom.
Renan Batista: De todos os países.
Mas isso é uma coisa diferente. Quero voltar a essa idéia, é que a revogação da responsabilidade é uma mentalidade que para mim não gera inovação. Você sabe o que eu quero dizer? Não foi … O que foi interessante é que eu fiz uma entrevista com Tim Cook não mais depois disso. Eu disse: “O que você faria se fosse Mark Zuckerberg?” Ele disse: “Eu não estaria nessa situação em primeiro lugar”.
Renan Batista: O que acho que é verdade.
Que foi ótimo. Então, ele teve uma análise muito convincente do que aconteceu e o que deveria acontecer, que era adulto, o que eu senti ser um adulto, uma ótima resposta e super inteligente, tipo, “Aqui está o problema. Aqui está o que eu faria. Aqui está o que … Você sabe o que quero dizer? Obviamente, ele tem um modelo de negócios diferente, então ele tem o luxo de dizer isso.
O que foi realmente interessante para mim foi que, em vez de as pessoas dizerem: “Ok, isso é uma coisa realmente inteligente de se dizer, você está certo”, ele foi atacado por Mark e outros porque a Apple é cara, qualquer desculpa que eles usassem. Para mim, isso foi realmente … A resposta foi mais interessante do que qualquer outra coisa porque dizia: “Não nos responsabilizamos. Não estamos ouvindo alguém que está fazendo uma observação convincente e, em vez disso, nosso primeiro impulso é atacar o mensageiro “.
Renan Batista: Absolutamente. Eu acho que é … eu não estou surpreso que Tim olhou para ele em uma antithetic, e eu estou com medo que eu não estou surpreso que seu retorno foi …
Então, o que acontece? Porque aqui estão essas empresas que devem ser as mais inovadoras, e você escreveu sobre as empresas mais inovadoras desde o início. Será que a tecnologia é realmente o líder mais da liderança do pensamento, ou o que você imagina que tem que acontecer? Porque eles criaram essa enorme riqueza.
Renan Batista: Absolutamente.
Essas enormes inovações, e elas têm práticas que levaram a isso. Onde você imagina indo?
Renan Batista: A única coisa que aconteceu, o que é uma coisa fabulosa, não é mais a visão de ninguém. Nós não, todas as noites, nos ajoelhamos na Grande Boston e adoramos o Vale do Silício. Aquilo é enorme. É uma mudança de atitude. Eu certamente concordo que tudo no mundo é super-regulado, mas tem que haver regulamentação para isso, da mesma forma que havia para a AT & T anos atrás. Aliás, talvez eu não tenha ouvido você. Não acho que haja nada de antitético sobre conversas ponderadas e aceitação de responsabilidade e inovação descontrolada. Os dois não são antitéticos.
Inovação é sobre tentar coisas. Eu chamo de WTTMSW, quem tenta mais coisas ganha. Então eu tenho um mais longo e não consigo me lembrar de todas as cartas. Quem quer que tente mais coisas e consiga o maior número de ganhos é a vitória mais rápida. Eu tenho um capítulo sobre isso. É o meu único capítulo sobre inovação. Eu disse para as pessoas, é a única coisa em que acredito depois de 30 anos, mas eu vejo isso … Então, eu tenho esse capítulo, e então eu tenho a seção de pessoas. Eles não são antitéticos. Se você sente uma propriedade e se sente uma responsabilidade, as chances aumentam.
Para o mundo, para o resto do mundo.
Renan Batista: o mundo, e há mais vontade de inovar.
Tudo certo. Isto é realmente ótimas conversas. Quando voltarmos, estamos com o Tom Peters. Ele é o autor de “The Excellence Dividend”. Estamos falando sobre a fossa moral do Vale do Silício, que é sempre o meu tema favorito.
Ele obviamente é mais famoso por “Em Busca da Excelência”. Temos falado sobre onde o Vale do Silício deu errado, eu acho.
Eu quero entrar nessa coisa, sobre uma das questões em torno do Vale do Silício, outra, que eu acho que é, a questão em todo o país é a diversidade, o movimento MeToo e tudo mais.
Parece que novos números acabaram de sair hoje para todas as empresas de tecnologia e ainda é o mesmo. Você considera isso um problema? Obviamente, eles não consertaram, ou não fizeram nenhum progresso, e falam em consertá-lo, mas nunca o fazem. Isso deveria ser algo em que eles deveriam se concentrar, ou qualquer empresa deveria focar ou não?
Renan Batista: Estou sorrindo pra você.
OK.
Renan Batista: Porque é um tópico que venho trabalhando desde 1996.
Certo. Sim. Sim, você tem, sim.
Renan Batista: E isso é subestimado grosseiro. Eu tenho trabalhado em questões femininas desde 1996. Eu tenho um capítulo sobre isso no novo livro, e capítulos no livro antigo.
Então nos conte sobre isso. Me fale sobre isso.
Renan Batista: Bem, em primeiro lugar, fundamentalmente, ao ler a pesquisa, a pesquisa diz que as mulheres são líderes mais eficazes. As mulheres são negociadores mais eficazes. As mulheres são vendedores mais eficazes, as mulheres são melhores investidores.
Um dos meus livros favoritos, não sei se você já teve. Ela é uma pessoa Motley Fool, LouAnn Lofton, e seu livro, meu título favorito de todos os livros da história, ” Warren Buffett investe como uma garota: E por que você deveria também .” A coisa maravilhosa era que Buffet nunca tinha ouvido falar disso, e ele escreveu a primeira revisão na Amazon.
Sim. Sim, ok.
Renan Batista: E assim, eu acredito nisso, particularmente, e isso retorna a algumas de suas perguntas anteriores. Particularmente no mundo de hoje, onde as velhas estruturas de poder não funcionam, a sensibilidade que as mulheres, em geral, trazem para essas coisas. E as provas? Pelo amor de Deus, você não pode mais evitá-lo.
Sim.
Renan Batista: Eu trabalhei na McKinsey. Se são uma coisa, são analiticamente brutais. Um estudo que eles disseram, e isso foi em todo o mundo, as empresas com conselhos realmente mestes superaram os outros financeiramente, incluindo uma margem de lucro 56% maior. Eu entro nisso no Twitter o tempo todo, e eu disse: “Bem, se você realmente quer saber quem eu sou, eu acredito em tokenism e tokenism é, todo conselho deve ter provavelmente um ou dois homens.” Ruth Bader Ginsburg disse , que eu amo …
Eu amo ela.
Renan Batista: Ah eu sei. Se você não está apaixonado por Ruth Bader Ginsburg, sim.
Eu vou clonar, eu preciso clonar ela.
Renan Batista: Sim, bem, nós dois podemos. Seria um pouco mais difícil para mim, mas nós dois podemos fazer isso.
Sim. Certo.
Renan Batista: Alguém disse: “O que você acha que é o equilíbrio certo de gênero para a Suprema Corte?” Ela disse: “Nove para nada.” Mulheres! Faz sentido. Nos primeiros 225 anos, tivemos nove zip, homens.
Sim. Você está certo. Certo.
Renan Batista: Quero dizer, em primeiro lugar, volta à economia, número um, quando comecei a falar sobre isso 22 anos atrás, eu disse: “Escute. A justiça social é incrivelmente importante para mim, marquei em Washington por escolha, mas não é isso que eu faço para viver “.
Certo. Mostre seus números.
Renan Batista: Eu disse: “Eu estou aqui porque o simples fato é que as mulheres compram tudo”. Oitenta por cento dos bens de consumo, as mulheres são agora mais de 50 por cento dos profissionais de compras. Portanto, é provável que assinem o contrato de terceirização RSIT de US $ 5 bilhões em 10 anos para escolher as férias da família.
Certo. Certo.
Renan Batista: Eu tenho o que chamo de teste squint. E meu teste de estrabismo é: “Mostre-me uma foto da sua equipe executiva. Não estou contando, não estamos falando de cotas. Quando olho, a composição da equipe parece meio que como o mercado que você está servindo.
Certo.
Renan Batista: Eu acho que qualquer conselho que não é … E equilíbrio de gênero, eu escrevi isso no livro. Eu disse: “Equilíbrio de gênero. Sou treinado como engenheiro, sou chocantemente sofisticado, matematicamente. Se você tem uma diretoria de 10 pessoas, o equilíbrio de gênero é 10, dividir por dois. Cinco mulheres, no mínimo e francamente, acho que deveria ser seis ou sete. “O estudo da McKinsey …
Certo.
Renan Batista: E, novamente, a McKinsey não está exagerando. Eles disseram: “Se você quiser ter sucesso no mundo de hoje, comece promovendo mulheres.” E eu acredito que é um conjunto diferente …
Então, o que acontece nessas indústrias? Porque o que é considerado a nossa indústria mais inovadora, que é o Vale do Silício, em tecnologia, realmente está atolado, não apenas mulheres, pessoas de cor, diversidade de pensamento, diversidade de idade, diversidade de tudo. Onde eles não parecem estar movendo a agulha.
Renan Batista: Sim.
Onde isso vai, no ambiente atual?
Renan Batista: Bem, eu não tenho a menor ideia.
OK.
Renan Batista: Porque eu concordo completamente com você, e não sei como isso, talvez haja … Você entrevistou a mulher, não consigo lembrar o nome dela, quem escreveu “Brotopia”?
Sim.
Renan Batista: Sim. Acabamos com uma ótima conversa. Quero dizer, “Brotopia”, eu o li, em um livro com capas duras, e se você folheasse o livro, veria manchas de vísceras em metade das páginas. Foi 10 vezes pior do que eu pensava que seria.
Sim.
Renan Batista: Mas como você – para jogar a pergunta de volta para você – se você … Como consertar algo tão ruim assim? Isso não é um que pode ser corrigido por regulamentação. Você sabe a coisa mais fascinante que eu pensei? Eu acho que foi “Brotopia”, pode ter sido no outro livro que saiu. A coisa mais fascinante, e eu acho que foi ela quem disse isso, em relação ao que estamos vendo com ela, ela disse: “Um dos problemas de ter todo o seu código escrito por garotos, que, em geral, don não tem as habilidades sociais que eles poderiam ter, as mulheres teriam trazido uma sensibilidade diferente para a escrita desse código. “Eu acho que isso é absolutamente verdade!
100 por cento.
Renan Batista: Mas como fazemos isso no Vale do Silício? Só Deus sabe.
Então, isso está acontecendo em outros lugares? Me dê alguns exemplos.
Renan Batista: [risos] Bem, uma das trágicas respostas, que por acaso eu li quando estava no trem vindo de Providence esta manhã, é – e eu tuitou, e eu disse: “Melinda Gates recebe a cotação do ano. Ela disse: “Temos um número menor de mulheres CEOs da Fortune 500 do que temos CEOs cujo primeiro nome é Jim”.
Jim, certo, sim, sim.
Renan Batista: Eu amo isso!
Sim, fizemos isso no Facebook.
Renan Batista: Você sabe, eu estava sentado no trem, rindo histericamente, cuspindo em cima do cara ao meu lado. Mas não é engraçado.
Certo. Não. Fizemos isso no novo reorg do Facebook.
Renan Batista: Quero dizer, uma coisa que vai acontecer, e isso não fala com a questão muito mais difícil dos homens brancos, etc., é que os homens se tornaram superastros quando desistem. Eu acho que a graduação, mulheres formadas no nível de bacharelado, é algo como 55%. Mulheres graduadas no nível de pós-graduação estão em alta nos anos 60. Quero dizer, minha linha de riso é: “Daqui a dez anos, eu sei que vai haver uma mulher CEO, porque se todas as cinco candidatas forem mulheres …”
Está acontecendo, mas os números ainda são terríveis. Quero dizer, novamente, em relação ao que eu faço, quando eu jogo livros para as pessoas e assim por diante, é começar com o mercado. Eu não estou pedindo para você acreditar que as mulheres são melhores líderes. Estou perguntando a você, responda ao seu mercado.
Mercado, certo, de quem …
Renan Batista: Sim, e são as mesmas pessoas … aliás, eu tenho dois tópicos sobre isso, no livro. O outro sou eu. Nós podemos falar sobre todas essas coisas, mas quem tem o dinheiro? Não são os millennials, são os mais de 50 anos.
Certo.
Renan Batista: E ninguém entende isso no Vale do Silício, francamente, ou em qualquer outro lugar, e isso é insano.
Sim. Então é interessante, porque muitas das invenções são … Eu tenho uma piada onde eu digo: “San Francisco tornou-se uma vida assistida para a geração do milênio, porque todas as invenções são sobre entrega de pizza”.
Renan Batista: Oh sim, absolutamente.
Eu gosto de entrega de pizza, mas foi realmente interessante, e todo mundo riu, e eu fiquei tipo “Não, mas pense sobre isso”.
Renan Batista: Não, não é engraçado.
O que está sendo projetado, o que realmente está sendo projetado, é para o benefício deles e, então, onde estão as coisas criativas que são financiadas?
Renan Batista: O que, em geral, sempre foi verdade em marketing: por que não nos concentramos em pessoas mais velhas? É a mesma coisa. Cada agência de publicidade, você não tem permissão para ser contratado se você tiver mais de 32 anos, 32 anos de idade não entendem 55 anos de idade, e ainda, você pode jogar números ao redor, mas o pouco …
Apenas uma citação que apenas me pregou, em relação a isso, é um cara que costumava ser o chefe da AARP, e ele disse: “Com a idade de 50 anos, você passou apenas metade da sua vida adulta”. vai ser ao vivo para ser 75, vamos estar relativamente saudável em 75, a mensalidade é paga, a hipoteca é paga.
Certo.
Renan Batista: Temos essa alegria na Terra chamada renda discricionária e tempo para gastá-la. E minha velha amiga, ela é co-autora de um de meus livros, Marty Barletta, escreveu um livro inteiro fabuloso, e se chamava ” PrimeTime Women “, e ela disse … O mercado da mulher do boomer, havia um número que saiu da Fidelity que foi impressionante: Mulheres nos Estados Unidos, nos próximos três a quatro anos, haverá uma transferência de riqueza de US $ 22 trilhões.
Meu povo, os homens, nós temos o favor de morrer sete anos e meio antes. Isso ajuda.
Muito obrigado.
Renan Batista: Sim, é o nosso prazer. As mulheres podem não estar no nível de CEO, mas mais de 50% dos gerentes americanos são mulheres agora, e assim, nos primeiros três ou quatro níveis, a quantidade de riqueza que entra, em termos de renda, e assim por diante, é enormemente alta. Você coloca as mulheres e a idade juntas e você tem o mercado de dinamite mais conhecido pela humanidade.
Um pequeno número, dê um exemplo clássico. O americano médio compra 13 automóveis no curso de sua vida, certo? Sete deles depois dos 50 anos. Quanto os fabricantes de automóveis focam nisso?
De modo nenhum.
Renan Batista: Isso é ridículo!
Mas eu não acho que você vai comprar carros. Isso é uma coisa diferente.
Renan Batista: Bem, isso é diferente, é uma história diferente.
Então, diga sim, sim.
Renan Batista: Mas, quero dizer, é um número que lida com várias oportunidades de mercado de US $ 100 bilhões.
Certo. Isso é perdido.
Renan Batista: E ninguém está olhando.
Tudo bem, eu quero acabar falando sobre o que você acha que as principais tendências no local de trabalho serão, e as coisas que as pessoas têm que … dar-me três do que você acha que as pessoas têm que prestar atenção , na gestão. Você pode se concentrar neste livro que fala sobre tecnologia, mas o que você imagina os mais importantes … Eu acho que seu título é, seu subtítulo é: “How Tech Can Wow”.
Renan Batista: Sim. Bem, novamente, é sobre o que temos falado, até o final. Henry Mintzberg, que é o verdadeiro guru do gerenciamento no Canadá, tem um estudo maravilhoso que ele revelou, e diz, quando você sai da universidade, se você tem um diploma profissional, direito, engenharia, negócios e assim por diante, você recebe duas vezes mais ofertas de emprego, 50% da receita. No ano 20, o pessoal das artes liberais os tirou dos trilhos.
Renan Batista: Houve um estudo maravilhoso, tenho certeza que você lidou com isso. Eu vi isso relatado no Washington Post, e descobriu-se que o Google, seus melhores funcionários, sete características-chave, STEM é o último. Apenas cambaleando para ler essas coisas. Então, minha crença é que, no meu mundo perfeito, minha empresa com 200 funcionários vai se concentrar na criação de um ambiente onde o piloto pare e ajude alguém na jetway, e você se lembrará disso para o resto de sua vida, e graças ao social mídia, você dirá 83 pessoas.
Certo.
Renan Batista: Então, criando esse tipo de ambiente … Eu não sei se você conhece o livro ” The Business Romantic “, de Tim Leberecht. É um livro fabuloso, mas ele e eu estávamos falando sobre isso, e eu estava falando sobre coisas como … Eu saí, e estou sempre impressionado com os nomes de domínio que você pode encontrar. E então eu tenho dois novos nomes de domínio, desde a semana passada, Radical Humanization e Extreme Humanization, e eu realmente acho que você pode descobrir como usá-los. Eu não sei como usá-los corretamente.
Eu gostei daqueles.
Renan Batista: Eles não são ruins.
Não, eles são bons.
Renan Batista: Mas, para mim, Extreme Humanization, é uma estratégia ofensiva, não é uma estratégia defensiva.
Sim. Certo.
Renan Batista: Estou carregando no bolso algo que veio desse banco do metrô. É um osso de plástico azul.
Você está passeando com seus cachorros, sim.
Renan Batista: Bem, sim, mas o que tem dentro?
Bolsas.
Renan Batista: Um saco de scooper pooper.
Certo, exatamente, certo.
Renan Batista: É assim que você cria 17.000 empregos em uma indústria que está dispensando dezenas de milhares.
Certo.
Renan Batista: Eu acredito que a humanização pode funcionar em qualquer lugar. Eu acredito que ele pode trabalhar com meu cara de conserto de eletrodomésticos de seis pessoas, e isso, para mim, é a resposta. Mas eu não vou muito à igreja, e assim por diante, mas também escrevi muito no livro do que chamei de responsabilidade moral.
Certo. Que você conhece.
Renan Batista: Essa é a minha resposta real para o que você está dizendo.
Certo. Certo.
Renan Batista: Se eu for líder de qualquer coisa, tenho a responsabilidade moral de ter as pessoas que trabalham para mim por quatro meses em um projeto temporário, ou quatro anos, deixar a organização melhor preparada para o futuro. Há uma citação maravilhosa. Robert Altman ganhou o Lifetime Achievement Award como diretor de cinema, e ele disse: “O papel de” – eu simplesmente amo isso e obtive uma resposta fantástica a ele: “O papel do diretor é criar um espaço onde os atores e atrizes podem se tornar mais do que nunca, mais do que jamais sonharam em ser. “
Isso, para mim, é o que todo líder de negócios, se você está trabalhando em uma unidade de treinamento de seis pessoas, em uma empresa de US $ 80 milhões, ou tem uma empresa de seis pessoas, é disso que se trata. Seres humanos servindo seres humanos.
Você também …
Renan Batista: E é uma ótima maneira de ganhar dinheiro em 2018.
Absolutamente. Então, você acha que os líderes da tecnologia vão conseguir isso, já que estão na berlinda agora?
Renan Batista: Não.
Não.
Renan Batista: Não, não sei. E, dada a natureza do governo, não espero que saia nada de Washington.
Eu também não.
Renan Batista: Eu não acho que eles vão se tornar irrelevantes. Eu acho que o processo de usar AI vai ser muito mais feio. Quero dizer, pelo amor de Deus, falamos sobre a Revolução Industrial. Sim, demorou mais tempo, mas o que incluiu? Algumas coisas triviais, como a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial e assim por diante.
Sim.
Renan Batista: Vai ser uma transição incrível, número um.
Concordo.
Renan Batista: Eu não acho que, talvez, e você tenha que me dizer, porque é você quem senta do outro lado do microfone. Talvez seja melhor, saindo de Austin, da Grande Boston, Seattle e assim por diante. Talvez.
Sim.
Renan Batista: Eu moro na Grande Boston agora, mas isso é irrelevante. Eu ainda sou um menino de Palo Alto, é quem diabos eu sou. A mentalidade, penso eu, em torno do empreendedorismo em Boston, na Grande Boston, é um pouco menos grosseira.
Certo.
Renan Batista: E um pouco menos rude e …
Então essa é a nossa esperança, sim. Muito obrigado por vir. Eu realmente agradeço, eu realmente gosto, 100%. Foi ótimo conversar com você.
Rodrigo Barbosa
Adorei!
Elegância em Quadro de Vidro, Sao Paulo – SP
samad
Nice Article keep going dude your blog is wonderful
Marina
Otima Entrevista!
go shop sales
So after reading your article, I’m going to invest some time in a blog post commenting.
Go Shop Sales