O NEI-Cap/UFRN (Núcleo de Educação da Infância), que completou 40 anos de existência em 2019, pode encerrar as atividades, ainda este ano, caso não seja revertido o corte dos 30% da educação anunciado pelo Governo Federal.
O NEI-Cap/UFRN obteve nota de 7,7 na avaliação do IDEB/2017, sendo assim, considerada a melhor escola do Ensino básico do RN. Além de ficar em 2° lugar no ranking NACIONAL das Escolas de Aplicações Federais.
Cerca de 350 alunos poderão ficar sem escola.
Na última quarta-feira (15), a escola promoveu um momento com as famílias (aula aberta) com objetivo de esclarecer a situação do Nei, diante do atual contexto dos cortes orçamentários por parte do MEC, bem como, sua relevância dentro da Universidade e o seu papel no processo de formação de professores e formação de uma Educação Básica de qualidade.
Alguns pais e funcionários da Instituição foram às ruas apoiar o movimento contra o bloqueio da verba.
Por Anselmo Santana com informações de Kezianny Arachelli
Clara
Precisamos lutar pelos 40 anos de história do Nei, por essa escola que oferece à comunidade um ensino público de excelência e de altíssima qualidade e que beneficia também famílias que não possuem condições de pagar uma escola particular.
Wagner Isaias
Isso seria um retrocesso sem precedentes.
O fechamento do NEI.
Uma escola pública de referência e importante instrumento na formação de vários profissionais na área de educação básica, deveria ser prioridade diante da atual conjuntura, e não cortar verbas ao ponto de ter que fechar.
Porque também se erramos na base, se ceifamos na raiz da semente, como vamos progredir ?