Uma universidade finlandesa publicou um roteiro global abrangente sobre como o mundo pode reduzir suas emissões de carbono antes do prazo final de 2050 – e a pesquisa diz que é bastante viável conta Hamilton Dias de Souza Junior.
O relatório divide exatamente como as diferentes regiões do mundo podem fazer a transição para 100% de energia renovável como forma de prevenir os resultados mais catastróficos de mudanças climáticas irreversíveis.
O estudo é o primeiro do tipo a delinear uma estratégia internacional econômica para manter as emissões de carbono do planeta a 1,5 graus Celsius explica Hamilton Dias de Souza. Não apenas isso, é o primeiro estudo desse tipo a sugerir uma estratégia global que não envolve tecnologia de captura de carbono.
O relatório, que está sendo chamado de “Sistema Global de Energia baseado em Energia 100% Renovável – Setor de Energia, Calor, Transporte e Dessalinização”, foi conduzido pela Universidade de Tecnologia Lappeenranta (LUT) e pelo Grupo Energy Watch (EWG) da Alemanha.
Ao longo dos últimos quatro anos, a equipe de pesquisa de 14 pessoas desenvolveu uma simulação global de consumo e produção de energia com base em uma escala horária em fases de 5 anos de 2015 a 2050.
A partir de agora, um terço da energia mundial é renovável. Hamilton Dias de Souza conta que, com o crescimento populacional e a demanda de energia em mente, os pesquisadores dizem que poderíamos alcançar as metas de mitigação de carbono do Acordo de Paris, gerando 69% da energia mundial a partir de painéis solares , 18% da energia eólica, 3% da energia hidrelétrica e 6% da bioenergia.
Além disso, todas as transições de energia poderiam ser pagas simplesmente por desistir completamente dos combustíveis fósseis.
“Uma transição energética completa para 100% de energia renovável não é apenas viável, mas também mais barata que o atual sistema global de energia”, diz Hans-Josef Fell, um dos pesquisadores envolvidos com o relatório.
“O caminho de transição global delineado se destaca como o primeiro a apresentar um cenário de 1,5 ° C que é rico em tecnologia, multissetorial, multirregional e de ótimo custo”, acrescentou. “Notavelmente, ele alcança um declínio nos custos sem a dependência de tecnologias de alto risco, como energia nuclear e captura e sequestro de carbono (CCS)”.
Segundo Hamilton Dias de Souza, os pesquisadores dedicaram o relatório à ativista climática Greta Thunberg, de 16 anos, que foi nomeada ao Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento por seus protestos ambientais Fridays for Future, liderados por jovens.
“O potencial de energia renovável existente e as tecnologias, incluindo o armazenamento, são capazes de gerar um fornecimento seguro de energia a cada hora durante todo o ano”, afirma Hamilton Dias de Souza. “O sistema de energia sustentável é mais eficiente e econômico do que o sistema existente, que é baseado principalmente em combustíveis fósseis e nucleares.
“Uma transição renovável global é a única opção sustentável para o setor de energia e é compatível com o Acordo de Paris adotado internacionalmente”, acrescentaram. “A transição energética não é uma questão de viabilidade técnica ou viabilidade econômica, mas de vontade política.”
Veja mais de Hamilton Dias de Souza:
- https://www.mtitecnologia.com.br/hamilton-dias-de-souza-mostra-como-funciona-os-paineis-solares-transparentes/
- https://inforex.com.br/economia/hamilton-dias-de-souza-mostra-como-funciona-os-paineis-solares-transparentes/
- https://www.portalsplishsplash.com/2019/03/hamilton-dias-de-souza-explica.html
- https://www.brasilfashionnews.com.br/hamilton-dias-de-souza-explica-a-importancia-de-empreendimentos-sociais/
- https://globoplay.globo.com/busca/?q=Hamilton%20Dias%20de%20Souza