Em pauta a construção das identidades infantis a partir dos seus afetos, da sua cultura e de seus territórios educacionais
A Associação Companhia Terramar, através do projeto Conexão Felipe Camarão, realizará no próximo dia 10 de maio, a partir das 14h, na Escola Estadual Clara Camarão, em Felipe Camarão, o encontro “Imagens e afetos da infância: do ancestral ao digital”.
O evento, que propõe uma conversa acerca da construção das identidades infantis a partir dos seus afetos, da sua cultura e de seus territórios educacionais, contará com a participação das educadoras Helena Singer (Ashoka, SP), Natacha Costa (Aprendiz, SP) e Maristela Mosca (NEI/UFRN, RN).
O evento será realizado em parceria com escolas públicas de Felipe Camarão, UFRN e instituições ligadas à educação, tendo o Conexão Felipe Camarão como realizador através do patrocínio da Cosern e do Governo do Estado pela Lei Câmara Cascudo e apoio da Rede de Educadores de Felipe Camarão.
Entre os convidados especiais:
Psicóloga formada pela PUC-SP, Natacha Costa é diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006. Atuou como Júri do prêmio WISE de Inovação em Educação nos anos 2012 e 2013 e atualmente é membro da Comissão Editorial de Educação Integral em Tempo Integral pela Fundaj/MEC e da Rede de Inovação e Criatividade na Educação Básica. Além disso, faz parte do Programa Líderes Transformadores da Educação da Fundação SM, que reúne educadores de 9 países da América Latina e Espanha, e compõe a comunidade ativadora do programa Escolas Transformadoras no Brasil.
Helena Singer é líder da Estratégia de Juventude América Latina na Ashoka. Também é consultora em projetos de pesquisa e formação em educação e inovação social. Como Assessora Especial no MEC, presidiu a iniciativa por Inovação e Criatividade na Educação Básica em 2015. Foi Diretora da Cidade Escola Aprendiz e chefe do Departamento de Ações Estratégicas e Inovação do Sesc Nacional. Doutora em Sociologia pela USP, com pós-doutorado em Educação pela Unicamp. É autora de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior sobre educação e direitos humanos.
Doutora em Ciências da Educação e Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho/Portugal, Maristela Mosca é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Tem como foco de investigação a Interdisciplinaridade, Inclusão, Interculturalidade e Ludicidade nos processos de aprender e ensinar Música na escola de educação básica, a partir das reflexões acerca de um currículo dialógico e improvisacional. Autora de diversos artigos sobre currículo e educação musical na escola básica, é Professora do Núcleo de Educação da Infância e Colégio de Aplicação da UFRN NEI-CAp/UFRN, onde atua na área de Educação Musical com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental, dedicando-se também a formação inicial de professores, bem como tutora de bolsistas/estagiários do Curso de Licenciatura em Música da UFRN, atuando em Projetos de Pesquisa e Extensão dessa Instituição de Ensino.