- Desde o início, planeje seu negócio e adquira o hábito de continuar monitorando seu desempenho. “Não importa o tamanho que você tem hoje, a ideia é que você se enxergue como uma microempresa desde o começo”, conta o CEO da Contabilivre e consultor de negócios Mauro Fontes. Frequência e volume de compras, metas de vendas e número de clientes. Tudo isso vai funcionar como uma bússola para a direção do seu negócio, que não é nada diferente de nenhuma outra empresa, seja ela de qualquer porte.
- Tenha uma marca com logotipo, embalagem personalizada, cartão de visita. “Não é porque é porta-a-porta que precisa ser informal”, explica Mauro Fontes. Segundo ele, esses cuidados são extremamente importantes para o sucesso do negócio. “Transmitem seriedade, profissionalismo e ainda ajudam muito na fixação de sua marca junto aos clientes”, afirma. E ele completa que a aparência e atitude do vendedor também são cruciais.
- Use as redes sociais para engajar seus clientes e divulgar seus produtos. Certifique-se que seus clientes estão conectados nas redes sociais da sua marca e divulgue suas novidades por meio delas. “Capriche nas fotos e nos textos de suas promoções”, ensina Fontes. Por isso, muita atenção: não faça fotos “feias” e pouco atraentes. A ideia é valorizar o seu produto. “Procure dicas na internet de como fazer boas imagens”, ensina o consultor. E completa que “na hora de postar, a tática do “de tanto, por tanto” ou, ainda, de um percentual de desconto, funciona muito bem.” Ou seja, a boa notícia é que não é preciso gastar nada para postar um anúncio para as pessoas que já são seus contatos nas redes sociais.
- Considere parcelar uma parte de suas vendas na modalidade antiga, anotando em uma caderneta. “Fazendo assim, ao visitar seu cliente para receber as parcelas, você estará criando uma oportunidade de vender mais produtos”, explica Fontes. Essa dica funciona bem quando os clientes são atendidos em seus escritórios ou empresas, pois a visita do vendedor acaba sendo aguardada e não cria nenhuma saia-justa.
- Formalize sua atividade. “Atualmente, com a criação das empresas MEI, é muito fácil tocar o negócio de venda porta-a-porta 100% formalizado”, indica o consultor. “Criar uma MEI e obter um CNPJ, é grátis e leva cerca de 5 minutos, podendo ser feito direto no sitewww.portaldoempreendedor.gov.br. “Além disso você fica 100% segurado(a) pela Previdência Social”, conclui o CEO da Contabilivre.
O entrevistado:
Mauro Fontes, é formado em contabilidade e administração de empresas. Hoje, CEO da Contabilivre, ele é dono de uma habilidade ímpar em oferecer consultoria contábil e tributária para empresas de diferentes portes. Mauro também é palestrante e mentor na área de empreendedorismo e gestão financeira.
Mais sobre a Contabilivre: liderada por seu fundador e CEO, Mauro Cesar Fontes, a startup está no mercado desde 2015. Voltada para o atendimento a micro e pequena empresas, comerciais ou prestadoras de serviços, a Contabilivre realiza toda a escrituração online, além de documentos como folha de pagamento, emissão de notas fiscais e guias de impostos. Possuem uma equipe de contadores motivados e prontos para agilizar e facilitar a vida dos pequenos empresários, que como sabemos, já enfrentam inúmeras dificuldades na condução de seus negócios. A ideia é que a contabilidade deixe de ser problema para virar solução e até motivo de felicidade, pois passa a demandar um esforço mínimo do empreendedor. Saiba mais em www.contabilivre.com.br