(Crédito: divulgação)
O calçado que hoje está em qualquer calçada tem sua raiz na cultura do skate californiano
Tanto em modelos clássicos, Vans Authentic e Vans Era, como em opções alternativas a partir de parceria: Guerra nas Estrelas ou The Creator, a Vans é uma das marcas mais cobiçadas por investidores, com alguns dos mais desejados calçados do mundo. O estilo cool e jovem atinge pessoas de todas as classes sociais no mundo inteiro. Porém, a trajetória da marca foi bastante longa, saindo das pistas de skate para as ruas de todo o planeta.
A marca foi lançada em 1966, na cidade norte-americana de Anaheim, em pleno estado da Califórnia, batizada The Van Doren Rubber Company. Um dos fundadores, Paul Van Doren, era um executivo da Randys (grande empresa de calçados) e sempre esteve na linha de frente da nova empreitada, que ainda contava com três sócios Jim Van Doren (seu irmão), Gordon Lee e Serge Delia. Paul notou que fabricantes de calçados estavam ganhando menos que varejistas e tentou trabalhar essa questão.
Após um ano de trabalho para levantar a fábrica com equipamentos velhos, deram vida ao primeiro Vans, na época conhecido como Deck Shoes e, hoje, como Authentic. A mentalidade simples e grosseira de Paul levou os sócios a produzirem um calçado com a sola muito grossa e um dos tecidos mais resistentes do mercado na época. A ideia era fazer um produto resistente, que levaria os consumidores a mostrarem-no para outras pessoas, gerando um marketing orgânico.
Essas características acabaram por fazer do tênis uma excelente opção para andar de skate — foi notado que promovia uma ótima aderência para os skatistas. Assim, no início dos anos 1970, a marca expandiu e tomou conta de skateparks pelo estado da Califórnia. Aproveitando a onda, Paul abriu mão do fato de que não gostava da ideia de patrocinar ninguém, e a Vans começou a pagar US$ 300 para o respeitadíssimo skatista Stacy Peralta usar o calçado durante as competições das quais participasse.
Seguindo nesse caminho, a marca ainda abraçou outro gigante da arte do skate, Tony Alva. Além de patrocinar os atletas, a Vans os convidou a desenhar um novo tênis em parceria, no ano de 1976, que atendesse as demandas dos atletas. A união dos cérebros de Alva e Peralta chegou no Vans Era, que tinha um acolchoado no tornozelo para o conforto e uma mescla peculiar de cores. É óbvio que os skatistas foram instantaneamente conquistados e foi a primeira parceria da história da marca, o que futuramente viria a se tornar um grandíssimo ativo.
Então, os executivos da empresa aproveitaram para levar seu calçado aos pés de um grande número de skatistas, sendo muitos deles jovens adolescentes que apenas aceitavam um Vans de graça. Nessa mesma época, a Universal Studios contatou os empresários e solicitou calçados para um filme — foi uma época em que o skate começou a chegar ao mainstream e suas celebridades começaram a ditar tendências de vestimenta, de cabelo e também de calçados.
Até o fim de 1979, os lançamentos da Vans contavam com fortes alianças no âmbito da BMX, e a marca já tinha 70 lojas no estado californiano, além de parcerias com vendedores em outros cantos dos Estados Unidos da América e também de todo o planeta.
Em 1980, Paul Van Doren começou a sair de cena, e a Vans explorou outras áreas do esporte, indo desde o basquete e o baseball até luta livre e paraquedismo. Em 1988, um grupo de investidores pagou a bagatela de 60 milhões de dólares para comprar a marca, porém, isso fez as vendas caírem e Paul culpou a inexperiência dos donos do capital por esse fenômeno de crise.
No início da década de 1990, mais uma vez a empresa sofreu com uma forte mudança e alterou o seu foco de fabricante de calçados para empresa de marketing. Assim, destinou esforços para a produção de eventos como campeonatos de surfe, o festival de música Vans Warped Tour, além do patrocínio de pistas de skate e outras iniciativas. Em 1994, a Vans deu força à sua produção de calçados atingindo uma escala global, com novos estilos e colaborações com diferentes marcas e artistas, de tal forma que potencializou a venda de sapatos ao lado da produção de eventos.
O que hoje se entende como parte do cotidiano, como cool, estiloso ou até fashion, tem uma longa história de tradição e raízes nos primórdios de um esporte muito popular nos dias de hoje. Entre as ondas e festas californianas nasceram o skate e a Vans.