Inspirado em prática de povos do Pacífico, evento de projeção global acontecerá no Museu do Amanhã (Rio) com participação gratuita
Segundo tradição de povos das ilhas Fiji, decisões para um bem maior devem ser tomadas por meio de um diálogo inclusivo, participativo e transparente. Este processo de comunicação recebe o nome de Talanoa e foi adotado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). No próximo 19 de outubro, o Rio de Janeiro sediará uma edição do Diálogo de Talanoa sobre Mudanças Climáticas, com realização do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em parceria com o Grupo Banco Mundial. O encontro é co-organizado pelo Museu do Amanhã e o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
Na ocasião, será apresentado o aguardado Relatório Especial do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) sobre os cenários de Aquecimento Global de 1.5 ° C, seguido de painéis de diálogo. Um dos destaques é a participação de Paulo Artaxo, membro IPCC, professor titular no Instituto de Física da USP e membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).
“O propósito do Diálogo de Talanoa no Rio será conversar sobre o papel de grandes empresas no cumprimento do Acordo de Paris, além de estimular a participação da sociedade brasileira no combate às mudanças climáticas. Também ouviremos o Secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Thiago Mendes”, informa Marina Grossi, presidente do CEBDS.
Saiba Mais
DIÁLOGO DE TALANOA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Data: 19 de outubro de 2018
Horário: 13h às 18h
Local: Auditório do Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Programação completa e inscrições gratuitas: cebds.org.br
Patrocínio: Bradesco, Grupo Banco Mundial, Itaú, Santander e Shell.
Apoio de mídia: Estadão