O evento, realizado em Belo Horizonte, contou com a presença de mais de 1,4 mil pessoas e outras 100 mil acompanharam a programação pela internet
Mais de 1,4 mil pessoas estiveram no 9º Fórum Liberdade e Democracia, realizado no início da semana, no Palácio das Artes. E outras 100 mil acompanharam a programação do evento, ao vivo, pela internet. O fórum, organizado pelo Instituto de Formação de Líderes de Belo Horizonte (IFL-BH), estimulou a participação ativa dos indivíduos na construção de uma sociedade melhor, mais livre e próspera.
Com o tema: “Brasil 2018 – A Mudança é Você”, o evento reuniu importantes nomes da economia, do esporte e da cultura, em painéis e palestras com o intuito de promover o protagonismo do cidadão. Entre eles estavam: o economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco; o humorista e Casseta & Planeta, Marcelo Madureira; o CEO da Multilaser e criador do site Ranking dos políticos,Alexandre Ostrowiecki; o escritor e doutor em ciências políticas, Jorge Caldeira; o fundador dos aplicativos Easy Taxi e Singu, Tallis Gomes; o presidente da Sapore, Daniel Menez, o professor de Ciências Políticas, Adriano Gianturco; o candidato ao Governo de Minas pelo Novo, Romeu Zema; e o ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, Bernardinho.
O autor de best-sellers internacional, Yaron Brook também foi destaque no evento. Ele, que é apresentador do Yaron Brook Show e presidente do Conselho do Instituto Ayn Rand (ARI), questionou como um país com tanto potencial como o Brasil não é rico. Yaron falou ainda sobre a transformação que o iluminismo promoveu no mundo e como a intervenção do estado atrapalha o crescimento de um país.
A abertura do fórum foi feita pelo presidente do IFL BH, Rafael Ohana. Na ocasião, ele questionou a falta de medidas para recuperar o Brasil. “Muito se falou nos últimos anos da crise política e econômica, instalada em nosso país. Não se fala em outro assunto, no trabalho, universidades e nas casas de todo o Brasil. Mas o que espanta é o quão distante parecem estar as soluções. É como estar esperando alguém aparecer e nos resgatar. Mas até quando? Até quando vamos ser coniventes com a falta de vontade? Com a vergonha de ter nosso país assaltado diariamente por aqueles que não produzem nada, apenas consomem?”, enfatizou.
Ele incentivou as pessoas a tomarem atitudes: “É preciso chamar a responsabilidade, assumir. Esse é o nosso país. Você pode até pensar que a solução está em grandes feitos, mas tudo começa com a nossa liberdade de escolha”, destacou.
Homenagens
No evento, o presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araujo Neto, recebeu o Prêmio Liberdade Empresarial, honraria concedida pelo IFL-BH a empreendedores de grande importância no cenário empresarial mineiro.
E, o candidato do partido Novo à presidência, João Amoêdo foi contemplado com o Prêmio Liberdade, entregue a cidadãos que se destacaram por atitudes em prol da mudança no país. Ao receber o troféu, ele falou sobre a criação do Novo, criticou os altos impostos e o atual sistema político, que segundo ele, “foi feito para perpetuar quem está no poder”. E ainda disse que acontecimentos como a Lava-Jato mudaram a perspectiva do país
IFL-BH
O Instituto de Formação de Líderes é uma entidade civil sem fins lucrativos ou quaisquer compromissos político-partidários, que busca promover o desenvolvimento de novas lideranças com valores de liberdade. A instituição promove encontros semanais e eventos paradebater ideias, compartilhar conhecimento e experiências e ainda estimular a participação do indivíduo e a liberdade.
O principal objetivo do IFL-BH é a formação de jovens líderes conscientes de seu papel político, econômico e social, na construção de um país mais livre e próspero, com base nos valores de Estado de Direito, Liberdade Individual, Livre Mercado e respeito à Propriedade Privada.