De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), existem mais de 4,2 mil startups no país. No que diz respeito a investidores-anjo, estima-se que são mais de 7 mil, é o que revela o último levantamento da Anjos do Brasil.
Para as startups, a busca por um investidor é importante, pois empresas que recebem aportes têm mais chances de crescimento e sucesso. Uma startup cresce, em média, de 5-7% por semana. Com o investimento é possível passar dos 10% por semana.
Pensando nisso, a advogada Lívia do Amaral Caselta, da SBAC Advogados, escritório especializado em startups e PMEs, listou algumas dicas para que os empreendedores atraiam investidores. O escritório é especializado em investimentos e atendeu vinte casos somente este ano.
Mercado
Ao apresentar sua startup frente a um investidor, é importante demonstrar como a sua empresa se diferencia no mercado – qual solução oferece, as vantagens em relação à concorrência (se houver) e o potencial de clientes que sua ideia pode atingir e, claro, as estratégias para isto.
Equipe
Seu time precisa convencer o investidor de que o negócio vai dar certo. Para isso, investir em profissionais qualificados e especialistas pode ser um diferencial. “O engajamento da equipe também é importante e para isso, é preciso que os funcionários também ‘comprem’ sua ideia e vistam a camisa”, afirma a advogada.
Além do engajamento, o investidor precisa se sentir seguro em relação aos arranjos contratuais que formalizam a relação da equipe com a atividade. Precisa haver clareza quanto à titularidade da propriedade intelectual desenvolvida pela equipe, obrigações de confidencialidade e, principalmente, efeitos e consequências – para a empresa e para o indivíduo – da saída de um dos membros do time.
Resultados
Se a empresa já está funcionando, os resultados obtidos têm muito peso na decisão do investidor. Por isso, é importante contabilizar e apresentar resultados concretos e significativos. Mesmo no caso de empresas em fase de estruturação, a apresentação de um plano de negócios e orçamento é fundamental no processo de convencimento do investidor.
Investimento x retorno
A startup precisa mostrar como o dinheiro será aplicado, com qual objetivo e o resultado (em métricas) pretendido.
Em grande parte dos casos a perspectiva de retorno pelo investidor será a longo prazo e não será materializado por meio da percepção de dividendos, mas sim pelo retorno financeiro em evento de alienação do negócio em questão. Essa circunstância torna essencial uma boa assessoria no momento de elaboração dos documentos societários e demais documentos relativos à captação para equilibrar a necessidade de se facilitar contratualmente um evento de liquidez futuro e o interesse do investidor em garantir um mínimo de rentabilidade.