Instituição tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos professores acerca do trabalho de Matemática em sala de aula, visando otimizar a aprendizagem dos alunos
Professores que ensinam Matemática em todo o país têm agora um grande aliado na luta pela melhoria do ensino da disciplina. O Mathema acaba de lançar o Mathema Online – a primeira plataforma de formação continuada em ensino de Matemática do Brasil. A novidade viabilizará o acesso de educadores da Educação Básica, a qualquer hora e lugar, a cursos que tratarão de conhecimentos específicos da disciplina, didática da Matemática, gestão da aula e da aprendizagem, avaliação e planejamento – tudo isso em conformidade com as mudanças trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A perspectiva metodológica da resolução de problemas é uma marca registrada das formações do Mathema. Com as aulas, são criadas situações de problematização constante, incentivando o professor cursista a refletir, pensar por si mesmo, persistir e questionar. Aqueles que fizerem os cursos poderão também conhecer diversas ferramentas, o que permitirá que se mantenham atualizados em relação aos novos estudos da área.
O Mathema, ao longo dos seus mais de 20 anos de história, já formou cerca de 40 mil professores por meio de parcerias com escolas, órgãos públicos e organizações não governamentais comprometidas com a educação no Brasil. Com o Mathema Online, a instituição pretende levar suas formações a um número ainda maior de educadores e ajudá-los a transformar suas aulas. “Muitos professores não conseguem investir na sua própria formação por fatores geográficos ou por limitação de tempo e recursos financeiros, que os afastam das aulas presenciais. O Mathema Online oferecerá a esses profissionais a possibilidade de se atualizarem de qualquer lugar com acesso à internet”, explica Maria Ignez Diniz, diretora do Mathema e autora de livros que abordam o ensino de Matemática.
O conteúdo é destinado a professores especialistas e polivalentes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e está organizado em cursos autoinstrucionais de 10h. Cada um deles faz parte de uma trilha de formação, que reúne quatro cursos que os especialistas do Mathema indicam como ideais para promover um conhecimento mais amplo do tema abordado. Tanto as aulas quanto as avaliações são 100% online e os cursistas aprovados receberão um certificado ao término de cada curso.
Para conhecer os cursos disponíveis no Mathema Online, acesse www.mathemaonline.com.br. Periodicamente, novos conteúdos estarão disponíveis.
A formação que os professores querem
O lançamento do Mathema Online acontece três meses após a divulgação dos dados da consulta Eu ensino Matemática: a formação continuada que quero. Realizada pelo Mathema, em parceria com a Rede Conhecimento Social, ela ouviu a opinião de mais de 1800 professores que ensinam a disciplina em todas as etapas escolares com o objetivo de entender quais aspectos eles consideram essenciais na sua formação e têm potencial para fortalecer a aprendizagem dos estudantes.
Os resultados mostraram, entre outros dados, que a maioria dos professores está muito interessada em uma formação que privilegie simultaneamente a forma de ensinar (métodos e recursos) e conteúdos para aperfeiçoamento e deseja conhecer formas de verificar a aprendizagem e desenhar planos de aula mais assertivos.
O Mathema Online é lançado como uma opção de formação continuada alinhada aos interesses e necessidades dos professores e em constante diálogo com a realidade da sala de aula. Tudo isso com um único objetivo: promover a aprendizagem dos alunos.
Sobre o Mathema
O Grupo Mathema é uma instituição que há mais de 20 anos pesquisa e desenvolve métodos pedagógicos inovadores para melhorar a qualidade do ensino da matemática. Ao longo desses anos, já formou mais de 40 mil professores e impactou diretamente cerca de 1,2 milhão de alunos no Brasil.
O Mathema acredita que a capacidade de resolver problemas e pensar criticamente são marcas essenciais da aprendizagem. Por isso, sua equipe tem se dedicado a criar atividades que desenvolvam essas competências nos alunos da escola básica. Esse trabalho é feito em constante diálogo com professores, órgãos públicos, escolas e organizações não governamentais.