No próximo dia dois de junho, alunas de cursos ofertados pela Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Programa Mulheres Mil, promovem no município de Nova Cruz, a II Feira de Empreendedorismo e Artesanato.
O evento promovido em parceria com a Prefeitura de Nova Cruz, através da Secretaria de Assistência Social, tem como objetivo apresentar à comunidade os resultados atingidos com os cursos de Produtor de Derivados do Leite, Preparador de Doces e Conservas, Artesão em Bordado à Mão, ofertados pela Escola Agrícola no município.
De acordo com o Diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, Prof. Júlio César de Andrade Neto, a realização do evento é uma importante forma de valorizar o conhecimento adquirido pelas alunas. “O Programa Mulheres Mil tem ajudado a promover a cidadania para milhares de mulheres em mais de 50 municípios do Estado. Através de eventos como este, as participantes podem mostrar à comunidade o que aprenderam ao longo dos cursos e conseguir formar uma clientela que valorize sua produção, e assim complementar a renda familiar”.
A II Feira de Empreendedorismo e Artesanato de Nova Cruz será realizada ao lado da Praça São Sebastião a partir das 7h30 min, e contará com a participação de mais de 50 alunas da Escola Agrícola de Jundiaí.
A Feira contará com exposição de artesanatos, oficinas, degustação dos produtos, apresentações de esquetes sobre violência contra a mulher, apresentação musical e depoimento das alunas dos cursos.
Programa Mulheres Mil
Criado em 2007, em cooperação com o Canadá, pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), o Programa Mulheres Mil está estruturado em três eixos, educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, e busca possibilitar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade à educação profissional e tecnológica.Desde 2013, o Mulheres está inserido dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
Com o acompanhamento de orientadores, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, as alunas do Mulheres Mil contam com aulas de português, matemática, direito da mulher, inclusão digital, sustentabilidade e empreendedorismo, além da capacitação profissional.
Nos municípios atendidos pela Escola Agrícola de Jundiaí são ofertados cursos como agricultor familiar, promotor de vendas, pedreiro de alvenaria, preparador de doces e conservas, padeiro, cuidador infantil, confeccionador de bijuterias, auxiliar de secretaria escolar, artesão em bordado à mão, auxiliar de biblioteca e agente de alimentação escolar. Em 2015 foram ofertados 70 cursos, beneficiando mais de 1.440 mulheres.