São 114 expositores no projeto dispostos a abrir novos mercado no exterior e consolidar antigos parceiros
O mercado internacional será um dos focos do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado. Nesta edição serão 200 importadores que vêm de 46 países em busca do melhor da indústria brasileira. O projeto, que colocará frente a frente representantes do mercado internacional e a produção nacional já conta com a adesão de 114 expositores que estarão no SICC. Eles representam os mais variados segmentos que estarão presentes na feira, com marcas de calçados masculinos, femininos, infantis, esportivos e acessórios. A feira será realizada nos dias 23, 24 e 25 de maio, nos pavilhões do Serra Park em Gramado (RS).
O momento é propício às exportações. Nos três primeiros meses deste ano as fábricas do Rio Grande do Sul enviaram para o exterior 6,46 milhões de pares, volume 44% ao que foi exportado no mesmo período do ano passado de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados). Neste ano, mercado que ainda estão distantes do produto brasileiro estarão na feira, abrindo novas possibilidades de negócios. Mercado como Japão, Letônia, Israel e Filipinas estão entre os que terão representantes em Gramado.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Três Coroas, Werner Junior, está edição, a 25ª do SICC é um marco na internacionalização da feira. “Nós já temos uma feira é referência para o mercado nacional, consolidada entre a indústria e o varejo brasileiro. Agora teremos uma grande e qualificada presença de compradores internacionais. Isso eleva o SICC a um patamar de representatividade que vai além do mercado doméstico, tendo relevância também nas exportações”, reforça o presidente do Sindicato.
Além dos novos mercados que estarão representados no SICC, a feira continua atraindo tradicionais parceiros. Países que já têm tradição de participar do evento voltam ao Rio Grande do Sul, como por exemplo Rússia, Equador, Chile e Arábia Saudita. “Esse também é um momento para que o empresário brasileiro sente junto do importador estrangeiro, troque ideias, solidifique relacionamentos e estabeleça uma agenda de parceira que vai levar a negócios durante e após a feira”, explica o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC, Frederico Pletsh.
PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.