Outro importante diferencial de todas elas é o potencial dos mercados em que atuam, carentes de boas soluções e pouco explorados
São Paulo, 15 de fevereiro de 2016 – Amiste Café, Pequenos Moleques e Home e Tech. São três exemplos de franqueadoras sem concorrentes no sistema de franchising e que se encontram em plena expansão pelo Brasil. O principal argumento de todas elas para atrair novos investimentos é, justamente, o potencial do mercado em que atuam – pouco explorado e carente de boas soluções – além da proposta inovadora de negócio.

Com duas franquias – em Curitiba e Belo Horizonte – e três unidades próprias (Londrina, Maringá e Campo Grande) – a Amiste Café oferece uma série de atrativos, entre eles, o fato da operação ter um custo fixo baixo e lucratividade atrativa. “Nosso negócio não necessita de um ponto comercial em localizações nobres, com visibilidade. E normalmente, pontos assim são muito caros”, reforça o franqueador. Como atende somente empresas, a franqueadora solicita ao franqueado um espaço para montar um show room, o escritório e a oficina de manutenção que não precisa estar em shoppings ou ruas comerciais. “Normalmente, nós é que vamos até o cliente”, completa.
Outro atrativo: o negócio não exige que se trabalhe finais de semana. “Muitas pessoas deixam de abrir uma franquia porque querem ter o final de semana livre. E quase todas as operações exigem isto”, pondera Vicente. “Se surgir um problema nas máquinas num sábado ou domingo, basta o franqueado ter um técnico que fique de plantão e seja facilmente localizado para realizar os reparos – algo que acontece com baixa frequência.”
Investimento inicial: de R$ 120 mil (inicial) até R$ 350 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Capital de giro: Entre R$ 40 mil e R$ 50 mil
Faturamento bruto: média de R$ 75 mil
Lucro líquido: 25%
Prazo de retorno: de 28 a 36 meses

As duas lojas próprias da rede e a pop-up store estão instaladas em sua cidade de origem, Recife. “Ano passado, ambas registraram cerca de 25% de aumento no faturamento”, avisa Ana Paula Mantovam, responsável pela expansão da Pequenos Moleques.
É só visitar um dos espaços que fica fácil entender este crescimento. No espaço Pequenos Moleques, as crianças têm, à disposição, uma casa completa na árvore, campinho de futebol, tabela de basquete, cantinho da beleza, marcenaria, pula-pula, piscina de bolinha e brinquedoteca, com brinquedos educativos. Além disso, os monitores, altamente qualificados, divertem os pequenos promovendo brincadeiras tradicionais, como amarelinha e esconde-esconde, entre outras. “Difícil é conseguir levar as crianças embora. Muitas delas choram e pedem para ficar”, diverte-se Ana Cecília Santos Leal, que criou a Pequenos Moleques em 2012. É por isso que ela lançou pacotes de férias e passaportes promocionais, já que um pequeno período era pouco para algumas crianças.
Investimento inicial: a partir de R$ 550 mil, já incluindo a taxa de franquia e o capital de giro
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Capital de giro: Aproximadamente R$ 50 mil para os primeiros meses de operação
Faturamento bruto: De R$ 80 mil a R$ 120 mil (média)
Lucro líquido: média de 20% a 24%, após o primeiro ano de operação
Prazo de retorno: De 28 a 36 meses

Com loja-conceito instalada na cidade de Caxias do Sul (RS), a Home & Tech operou por cinco anos em toda a região da Serra Gaúcha antes de decidir-se pela expansão por franquias. Renomada, a marca é detentora de dois reconhecimentos importantes: é Top of Mind da Serra Gaúcha pelo Qualytool Consulting Group e também recebeu o Prêmio Top 45 Marcas do Rio Grande do Sul, em 2015, por sua qualidade e excelência. Além disso, a empresa também é associada à Top Decor Serra, renomada associação que é referência em premiação arquitetônica.
Interessados em abrir uma franquia da Home e Tech contam com o mercado a seu favor. Os números do mercado brasileiro de automação residencial são impressionantes. Segundo um boletim de tendência produzido pelo Sebrae com a participação da entidade do setor, a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), 1,8 milhão de residências brasileiras possui potencial para automação. Delas, apenas 17% (pouco mais de 300 mil) são automatizadas, restando incríveis 83% não atendidas. Para dar conta desses 1,5 milhão de residências ávidas pelas soluções tecnológicas que facilitam a vida e trazem sofisticação, há apenas um contingente de 15% de empresas aptas a atendê-las.
A Home e Tech oferece duas formatações distintas de lojas, chamadas de Master e Compact. “Ambas oferecem os mesmos serviços, com o diferencial de alcance: a loja Master é indicada para localidades maiores e conseguirá mostrar mais projetos em showroom”, diz Daniel Gustavo Broilo, diretor de expansão da marca e sócio da franqueadora.
Investimento inicial: Modelo Compact: de R$ 355 mil a R$ 465 mil. Modelo Master: de R$ 536 mil a R$ 725 mil (com a taxa de franquia inclusa).
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Capital de giro: De R$ 65 mil a R$ 120 mil
Faturamento bruto: média de R$ 177 mil (modelo Compact) e R$ 276 mil (modelo Master). Valores médios estimados para a partir do período de maturidade do negócio (a partir do 25º mês).
Lucro líquido: Entre 15% e 20%
Prazo de retorno: 35 a 40 meses (Compact) / 28 a 33 meses (Master)