Uma aula inaugural diferente é o que a comunidade universitária do Centro Regional do Ensino Superior do Seridó (CERES) Caicó terá no auditório do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na noite dessa quinta-feira, 20. O professor Lourival Andrade Júnior vai recorrer ao filme “Da Serra ao Seridó – vivências em um Brasil de contrastes”, documentário do cineasta Fernando Leão, para falar sobre os contrates do país a partir de duas culturas regionais: a da serra catarinense e a do Seridó norte-rio-grandense.
O lançamento do filme precede o debate com a platéia. O vice-reitor, José Daniel Diniz Melo, fará a cerimônia de instalação da aula inaugural, atividade institucional que marca o começo dos semestres letivos na UFRN.
O filme
Dirigido pelo jornalista e cineasta lageano, Fernando Leão, com roteiro e entrevistas do historiador, Professor do Departamento de História do CERES, Lourival Andrade Júnior, o filme revela através de duas regiões separadas pela geografia e população, um Brasil de contrastes: “o sol, calor e amanheceres do Seridó versus o frio e o anoitecer nas Coxilhas; a vegetação nordestina e a da Serra Catarinense; a disposição das vilas, municípios e cidades”, explica a sinopse da obra.
“Trata-se de um documentário de observação, de descobertas, sem uma pré-produção tão intensificada, no qual personagens que vivem na região da Coxilha Rica, na Serra Catarinense se mesclam aos moradores do Seridó Nordestino”, registra o documento.
Filmado entre fevereiro de 2012, em pleno verão do Seridó, no RN, e em julho do mesmo ano, na Serra catarinense, “Da Serra ao Seridó” tece o seu enredo por meio de depoimentos de 14 pessoas das duas regiões. Mais informações sobre o filme e material a respeito, acesso os links:
https://www.youtube.com/watch?v=6rTajR4h4O8
https://www.youtube.com/watch?v=TzolVvrRo-0
https://www.youtube.com/watch?v=RwegMeZK_hs
https://www.youtube.com/watch?v=McluL2yyv5I