Tivemos notícia, pelos meios de comunicação, da iniciativa do Governo do Estado de notificar a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) para desocupar o Estádio Juvenal Lamartine num prazo de 30 dias. Essa notícia foi acompanhada da informação de que será realizado um projeto de restruturação e requalificação do bem para o uso da sociedade.
Gostaríamos, então, de dar início a um debate público sobre o futuro desse equipamento no contexto da nossa cidade.
Para começar a falar do futuro, devemos ter em mente que não podemos esquecer o passado. A nossa Câmara Municipal através da Lei Municipal nº 6.233/2011, incluiu o Estádio Juvenal Lamartine no Patrimônio Histórico, Cultural, Arquitetônico e Esportivo da Cidade do Natal. Suas arquibancadas cobertas de madeira fazem parte da memória afetiva coletiva da população natalense.
Ao mesmo tempo, é importante lembrar que a nossa cidade carece de lugares e equipamentos de lazer abertos ao grande público de forma gratuita.
Vemos, neste momento, uma oportunidade de, ao mesmo tempo em que restauramos e conservamos o Juvenal Lamartine com seus traços arquitetônicos inconfundíveis, abri-lo à frequência do grande público, não só para a prática de atividades desportivas e lúdicas, bem como talvez até mesmo para a instalação de um memorial ou museu para o resgate da história do futebol potiguar.
É preciso desencastelar o Estádio, ou seja, fazer com que ele perca a característica de ser um equipamento fechado e escondido, frequentado apenas por pagantes e participantes de eventos organizados, “protegido” dos olhares dos transeuntes, para que se torne uma referência em lazer e desporto para toda a comunidade.
Devemos lembrar que a localização do Estádio é extremamente conveniente para a grande parcela da população natalense que se desloca em transporte público, podendo servir como paradigma de equipamento público com o acesso planejado a partir da ótica de pedestres, ciclistas e usuários dos transportes coletivos.
É desta forma que pensamos em dar o pontapé inicial no debate sobre o destino do Estádio Juvenal Lamartine e convidamos a toda a população natalense a participar.
COMUNICAÇÃO HUGO MANSO PT