O documentário “O Sal da Terra”, sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado será exibido no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte neste sábado à tarde e faz parte da programação alusiva ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, e festejado com uma vasta programação promovida pela Associação Potiguar de Fotografia – Aphoto desde o último dia 8.
Dirigido pelo alemão Win Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião, “O Sal da Terra” foi indicado para o Oscar 2015 pela Academia de Hollywood e é o primeiro documentário brasileiro sobre um dos mais importantes e respeitados fotógrafos contemporâneos, reconhecido mundialmente pelo estilo único de fotografar. No Festival de Cannes, “O sal da terra” ganhou o prêmio especial do júri da seção “Um Certo Olhar”. O documentário mostra a obra de Salgado e sua forma de se aproximar da natureza para retratá-la.
No Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a Aphoto, em parceria com a Prefeitura de Natal e apoio cultural da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) organizou a Mostra Fotográfica “Sertão Dourado: Geoparque Seridó”, que ficará exposta a partir deste sábado, 15 de agosto, no hall principal. A exposição apresenta a fauna e a flora do sertão seridoense, riquezas visuais de uma das regiões mais tradicionais do RN. Além da exposição, haverá exibição de filmes, palestra, debate e oficina de fotografia.
A exposição Sertão Dourado: Geoparque Seridó é o resultado de viagens aos municípios de Cerro Corá, Acari, Currais Novos e Cruzeta, realizadas pelos fotógrafos Adriano Santori, Eugênio Oliveira e Getson Luís. De acordo com o fotógrafo e fisioterapeuta Eugênio Oliveira, o projeto nasceu com o intuito de exercitar a fotografia e obter material para publicar no site homônimo (www.sertaodourado.com.br).
Às 14 horas, o documentário “O Sal da Terra” será exibido pela 2ª vez em solo potiguar, fora do circuito comercial das salas de cinemas tradicionais, e conta sobre as viagens de Sebastião Salgado, mostrando seu trabalho fotográfico.
Haverá, ainda, palestra sobre o “Sertão Dourado: Geoparque Seridó” e debate sobre o documentário/filme “O Sal da Terra”. Em seguida, acontecerá a oficina de fotografia, ministrada pelo fotógrafo e professor Alex Gurgel, sobre como capturar a “luz no pôr do sol”, tendo aulas teóricas e práticas, aproveitando o cenário do Parque da Cidade no final de tarde. Quem for participar dessa oficina, recomenda-se levar um tripé para fotos de longas exposições.
A entrada no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte é gratuita e os eventos são abertos ao público.