O Dia do Economista é comemorado no dia 13 de agosto por ter sido nesta data, em 1951, que o então presidente Getúlio Vargas sancionou a lei que criou a profissão. Com a regulamentação, ficou instituído que o economista é o profissional que compreende e estuda a forma que as sociedades usam seus recursos materiais e humanos, com vistas a produzir e distribuir de maneira eficiente bens e serviços.
“É uma profissão extremamente importante para a sociedade, que tem como missão ajudar a gerar riquezas, combater a pobreza, aumentar e preservar o patrimônio em todas as suas formas. Por isso, é uma homenagem mais do que justa que esta Casa presta a esses profissionais”, justificou o deputado Carlos Augusto Maia.
Para a sessão solene estão confirmadas as presenças de diversas autoridades e importantes nomes do setor no país, como o Paulo Dantas Costa (presidente do Conselho Federal de Economia) Roberto Luís Olinto Ramos (diretor de pesquisa do IBGE) e Leovegildo Cavalcanti (presidente do Conselho Regional de Economia), que participam da Semana do Economista, em Natal.