Abrangência é nacional
As inscrições para a 10ª edição do Prêmio SINDHRio de Jornalismo & Saúde, que distribuirá um total de R$ 65 mil, foram prorrogadas até o dia 13 de setembro. A iniciativa visa a estimular o trabalho da imprensa na construção de políticas de melhorias para a saúde, além de fomentar os debates em torno do setor, seja ele público ou privado. As reportagens, ou séries de reportagens, podem enfocar a saúde por diferentes ângulos – social, regulatório, econômico, jurídico, técnico ou científico.
O Prêmio está dividido em cinco (05) categorias: website, jornal, revista, TV e rádio. Os vencedores de cada uma das cinco categorias receberão R$ 13 mil. Para os 2º e 3º colocados serão conferidas menções honrosas. A cerimônia de premiação ocorrerá em 22 de outubro, no Rio de Janeiro, na Sociedade Hípica Brasileira.
O médico Luiz Roberto Londres receberá homenagem especial da Comissão Organizadora, com a entrega do Troféu Alexandre Adler.
SOBRE AS INSCRIÇÕES
Os trabalhos são recebidos exclusivamente pelo e-mail premiojornalismo@sindhrio.org.br
A ficha de inscrição e o regulamento estão disponibilizados no site do SINDHRio (www.sindhrio.org.br). A ficha deverá ser preenchida e enviada em arquivo anexo ao e-mail.
As reportagens impressas (REVISTA E JORNAL) devem ser enviadas em arquivo PDF, em boa resolução (tamanho máximo do arquivo de 10 Mb). Arquivos maiores que 10 Mb poderão ser enviados via Dropbox (www.dropbox.com), para a conta premiojornalismo@sindhrio.org.br (via link ou arquivo compartilhado).
As reportagens de RÁDIO e TV devem ser enviadas em arquivo mp3, mp4, mpg, mpeg, wma ou wmv, em condições mínimas de resolução para que sejam julgadas, com tamanho máximo de 10 Mb por e-mail. Arquivos maiores que 10 Mb poderão ser enviados via Dropbox (www.dropbox.com.br), para a contapremiojornalismo@sindhrio.org.br (via link ou arquivo compartilhado).
Para as reportagens de WEB, será aceito o envio de URLs válidas, que devem estar ativas durante todo o período de julgamento.
Acesse também aqui o regulamento clicando aqui
MESTRE DE CERIMÔNIAS E COMISSÃO JULGADORA
A repórter e apresentadora Ana Paula Araújo será a mestre de cerimônias da 10ª edição do Prêmio Sindhrio de Jornalismo & Saúde 2015.
Integram a Comissão Julgadora os jornalistas Ana Maria Badaró, Paulo Cezar Guimarães, Carla Nogueira e Sergio Barreto, e a enfermeira Carolina Guedes. A presidência de honra da Comissão caberá ao médico e presidente do SINDHRio, Fernando Boigues.
O júri avaliará os trabalhos inscritos levando em consideração critérios como relevância social, oportunidade, qualidade do texto, profundidade da apuração e abrangência do tema abordado, além do grau de dificuldade para a sua produção.
Os integrantes da Comissão Julgadora, que atua de forma independente, têm longa experiência profissional e acadêmica. A jornalista Ana Maria Badaró lecionou por 10 anos nos Cursos de Pós-graduação e Graduação das cadeiras de Comunicação Corporativa e Radiojornalismo em instituições como PUC/Rio e UERJ. Atuou também como repórter de economia, apresentadora, locutora, âncora, produtora e editora na TV Manchete e na Rádio Jornal do Brasil-AM. Foi coordenadora de imprensa na Petrobras Distribuidora-BR e Gerente Nacional de Comunicação na Transpetro.
O jornalista Paulo Cezar Guimarães foi repórter de O Globo de 1977 a 1985. Posteriormente, atuou como assessor de Comunicação e Imprensa da Souza Cruz, da ABL e da Petroquisa. Tem 15 prêmios da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). É professor da Faculdade Hélio Alonso (Facha) há 28 anos e autor do livro “Edição de Impressos”, para as Faculdades CCAA.
A Jornalista Carla Nogueira, formada pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente, atua há mais de 15 anos na área. Trabalhou na Associação Paulista de Medicina como repórter, é autora do livro “Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBA) – 40 anos”. Atualmente, é coordenadora de Comunicação do VP Group, empresa responsável pela edição de diversas publicações segmentadas, entre elas a Panorama Hospitalar.
Sergio Barreto Motta, além de jornalista, é advogado e profissional de relações públicas. Atuou durante 16 anos em O Globo, como repórter especial e coordenador de edição; foi editor-chefe do Última Hora e colunista do Jornal do Commércio e da Tribuna da Imprensa. No momento, é correspondente no Brasil do Diário de Notícias (Portugal) e colunista do Monitor Mercantil.
Carolina Guedes é graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery, com residência no Hospital Naval Marcílio Dias. É mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e especializada em Enfermagem do Trabalho pela UFRJ. Atua como pesquisadora acadêmica pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e como editora científica da Revista Acreditação.
O presidente do SINDHRio, Fernando Boigues, é médico formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com especialização em Psiquiatria e Clínica Médica. É também pós-graduado em Ergonomia, Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho. Tem especialização em Gestão pelo MBA Executivo da COPPEAD/UFRJ. É sócio-diretor do Hospital Lar Interlink e diretor do Hospital Placi Cuidados Extensivos, de Niterói, além de membro titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar, do Grupo de Trabalho de Gestão Hospitalar do CREMERJ e do Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da ACRJ. É diretor da Federação dos Hospitais do Estado do Rio (FEHERJ).
HISTÓRICO
Premiar jornalistas por reportagens que contribuem para o desenvolvimento do setor de saúde é uma iniciativa do SINDHRio desde 2003, quando foi lançada a 1ª edição do Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde. Este formato foi mantido até a sua sexta edição, em 2008. O nome do troféu homenageava o microbiologista Alexandre Adler, falecido em 2003.
Na soma de suas edições anteriores, mais de 1.200 trabalhos foram recebidos pelas comissões julgadoras, publicados e veiculados por jornalistas dos mais diferentes veículos de comunicação de todo o país. Em 2012, o SINDHRio relançou a iniciativa sob o nome de Prêmio SINDHRio de Jornalismo & Saúde, mantendo seu objetivo inicial de fomentar a produção de massa crítica em torno da questão da saúde, seus conflitos e seus desafios.
Em 2013, foi incluído no Prêmio SINDHRio Troféu SINDHRIO de Jornalismo e Saúde para a instituição ou profissional de saúde que mais se destacou na área, executando ou gerenciando trabalhos sociais.