Divulgar o conhecimento científico e “traduzi-lo” para uma linguagem mais simples é a missão do Canal Ciência, um portal criado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para facilitar a aproximação das pessoas com C&T. Pela página, é possível obter notícias, conferir vídeos, ter acesso a jogos, entrevistas e saber curiosidades do mundo científico.
A diretora do Ibict, Cecília Leite, explica que o site é voltado para o ensino médio e fundamental e procura traduzir informações complexas numa linguagem mais acessível. “Muitas vezes as pesquisas vêm numa linguagem muito hermética”, disse Cecília. “Elas são importantes para a sociedade, mas a sociedade não consegue entender do que se trata. Então nós fazemos um trabalho de divulgação científica dentro do portal que é a tradução para uma linguagem mais coloquial e simples.”
O Ibict trabalha com informação científica há mais de 60 anos. A unidade de pesquisa mantém a segunda maior biblioteca de teses e dissertações do mundo. Para Cecília Leite, o projeto do Canal Ciência do instituto também poderá funcionar como um instrumento para a formação educacional.
“Uma forma de levar os alunos a pesquisarem não só no Google, mas começarem a conhecer outras fontes de informação. E capacitamos os professores no uso desse portal e como levar os seus alunos a se motivarem a serem pesquisadores desde o ensino fundamental”, conta.
O portal foi apresentado pelo Ibict durante a ExpoT&C, mostra da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Para mais informações, acesse o site neste link.
(Agência Gestão CT&I, com informações do Ibict e MCTI)