As novas instalações do setor expositivo do Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão inauguradas às 10h da manhã dessa sexta-feira, 3, ocasião em que a reitora Angela Maria Paiva Cruz dará posse à nova diretoria do Museu.
Caracterizado um expositor de coleções, o MCC foi em 1973 para manter o acervo do Instituto de Antropologia (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Carrega o nome de um dos expoentes da cultura potiguar, e importante estudioso da cultura popular e do folclore brasileiro – Câmara Cascudo – propositor da criação do IA em 1959, para fazer investigação e pesquisa.
Avanços
Durante oito anos sob a direção da Professora do Departamento de Artes, Sônia Othon, que deixa a universidade ao pedir aposentadoria após 38 anos na docência, o MCC passou por reformas, inclusive o Setor Expositivo, ganhou um projeto de segurança para as áreas externas do Museu, o Regimento Interno e o seu primeiro Plano Museológico, com as diretrizes para os próximos cinco anos.
Nova diretoria
Atual vice-diretora, a Professora Maria de Fátima Cavalcante Ferreira dos Santos passará a partir dessa sexta-feira, 3, a dirigir o MCC, juntamente com o vice-diretor, o Museólogo Gildo José dos Santos Júnior.
O Museu Câmara Cascudo está localizado na Avenida Hermes da Fonseca, 1398, Bairro do Tirol, em Natal (RN) e sua Sala de Exposições Temporárias funciona no térreo do prédio. Recebe visitação diária e as visitas em grupo podem ser agendas pelos telefones (84) 3342-4903 e (84) 9903-8941.