A partir desta quarta-feira (1º), o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte está utilizando um carro 100% elétrico para serviços e transporte de pessoas com dificuldades de locomoção, do estacionamento até a área administrativa. O veículo, fabricado pela montadora Nissan, foi cedido pela concessionária potiguar Nissauto, como forma de parceria com o Parque da Cidade.
De acordo com Rubens Potiguar, diretor da Nissauto, o exemplar que está no Parque da Cidade é o único do gênero em Natal e no Nordeste. O modelo Leaf (folha, em inglês) não está à venda no Brasil e é utilizado como estratégia de marketing da companhia japonesa, que promove ações com o carro elétrico para fortalecer a imagem da marca no mercado brasileiro. “Esse carro ainda não está à venda no Brasil, embora esteja emplacado e em conformidade com as normas do Denatran, podendo rodar normalmente nas ruas das cidades brasileiras, mas é utilizado apenas em eventos para demonstração”, disse.
A Nissan trouxe uma frota do Leaf para ser mostrado ao público e a expectativa da marca é que seja visto por mais de cem mil pessoas, em 30 cidades brasileiras. De acordo com o fabricante, o veículo estando totalmente carregado, proporciona uma autonomia de rodagem até 199 quilômetros dependendo do estilo da condução e pelas condições em que é conduzido. O carregamento é simples, basta ligar o veículo a uma fonte de energia. No painel de instrumento estão três lâmpadas led´s que indicam o estado atual da carga. Para interromper o carregamento da bateria de lítio, do Nissan Leaf, basta desligar o carro da tomada.
O gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora, comemorou a parceria com a concessionária e disse que, pela questão ambiental, o carro e o Parque tem tudo a ver. “O Parque da Cidade agradece a escolha da concessionária Nissauto para essa parceria em experimentar um carro sem poluentes. O carro vai ser utilizado em serviço dentro do Parque e quem quiser vê-lo de perto é só vir aqui”, adianta.