O deputado Kelps Lima (SDD) fez pronunciamento demonstrando ser contra a ideia da instalação de novas Estações de Transferência pela Prefeitura Municipal de Natal. Na sessão plenária desta manhã (1), o parlamentar disse que os equipamentos são inviáveis e não atendem mais o seu objetivo inicial, de permitir ao passageiro fazer duas viagens e pagar somente uma.
“Quando foram construídas, eram 12 unidades e uma forma do passageiro poder andar em dois ônibus pagando somente uma passagem. Mas quando fui secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Natal, em 2009, alteramos isso e implementamos o passe livre e o bilhete eletrônico, permitindo esse acesso do passageiro em todas as paradas de ônibus da cidade, ou seja, em mais de três mil locais, tornando desnecessário instalar novas estações”, disse.
Kelps argumentou que há atualmente um alto custo para manutenção das estações e das paradas de ônibus. Valores que na opinião do parlamentar seriam suficientes para reformar mensalmente duas paradas de ônibus: R$ 30 mil com vigilância; R$ 10 mil com limpeza, entre outros itens. “Quando fui secretário fiz mudanças que trouxeram um ganho logístico para o sistema, mas hoje elas não trazem nenhum conforto ao usuário de ônibus e representam dinheiro jogado fora”, disse.