
“Eu nunca vi uma situação tão crítica na cidade de Caicó. Hoje, a cidade está sendo abastecida por carros pipa, o açude Itans está secando e há estudos que comprovam que a solução é perfurar poços com máquinas perfuratrizes específicas para solo cristalino utilizadas pela Petrobras para retirar água de locais profundos. Portanto, eu quero uma audiência com o governador e fazer esse apelo a ele, que providencie essas máquinas para evitar uma catástrofe”, explicou o deputado.
Em aparte, o deputado Fernando Mineiro (PT), líder do Governo no Legislativo, disse que a situação é ainda mais crítica porque a Agência Nacional de Águas (ANA) proibiu a distribuição de água da Bacia Piranhas-Açu para irrigação. O deputado George Soares (PR) também falou sobre o impacto dessa proibição. Raimundo Fernandes (PROS) cobrou do Governo uma solução.
Álvaro Dias concluiu pronunciamento dizendo que é preciso união da classe política, lideranças religiosas, Governo e sociedade para resolver a crise em Caicó. O deputado Nélter Queiroz (PMDB), que também tem bases políticas no Seridó, se colocou à disposição para lutar pela região, que está sofrendo com a seca. O parlamentar ressaltou a importância do ministro Henrique Alves (PMDB) na liberação pelo Governo Federal da ordem de serviço para conclusão da barragem de Oiticica, que auxiliará no armazenamento da água na região.